Almada celebra, em 2022, os 50 anos de elevação a cidade. Por isso, a autarquia está a preparar um programa especial, intitulado “Está Tudo em Festa”. Ao mesmo tempo, irão realizar-se novamente as já habituais as Marchas Populares de Almada, na noite de 23 para 24 de junho.
Por outro lado, as cinco décadas de elevação a cidade serão também assinaladas com várias conferências e exposições, mas também com música, animação e tradição em todas as freguesias do concelho.
Estas celebrações terminam no dia de São João, dia 24 de junho. Aqui, a autarquia irá realizar uma Sessão Solene e um cortejo, que termina em Cacilhas. Aqui, haverá ainda um espetáculo de artes performativas, ao som do músico Carlão, oriundo de Almada. O concerto terminará com um espetáculo de fogo de artifício.
Marchas Populares voltam a desfilar na Cova da Piedade
Por outro lado, os 50 anos da cidade de Almada incluem ainda no seu programa comemorativo as habituais marchas populares. O desfile está de regresso à Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade, a partir das 20h30 da próxima sexta-feira, 23 de junho.
Este ano, serão oito marchas a concurso. A ordem é a seguinte: Marcha da Charneca, Marcha da Capa Rica, Marcha do Beira Mar de Almada, Marcha da Trafaria, Marcha do Centro Comunitário do PIA II, Marcha do Pragal, Marcha da Costa de Caparica e Marcha da Cova da Piedade – SFUAP.
No entanto, participam ainda mais três marchas extraconcurso. São elas: “Os Costinhas”, a Trafa-Rica – Marcha Popular Infantil do projeto (Re)age em Rede CLDS 4G e a Marcha de São João das Lampas (Sintra). No final do desfile, haverá um bailarico com a Banda Sense no coreto do Jardim da Cova da Piedade.
Por fim, a autarquia alerta ainda para possíveis constrangimentos na circulação pedonal e rodoviária em Almada. No entanto, poderá conhecer melhor estas restrições no site da Câmara Municipal.