Amanhã, dia 22 de maio, pelas 16h30, vai ser inaugurado no Jardim do Rio, em Almada, um abrigo para colónias de gatos, com o objetivo de controlar felinos existentes na zona.Inserido na estratégia municipal de controlo de colónias de gatos, desenvolvida pela autarquia almadense em articulação com as associações de defesa do bem-estar animal, vai ser inaugurado um abrigo para colónias de gatos, no Jardim do Rio, em Almada. Os principais objetivos são o controlo da população de gatos, o melhor enquadramento na comunidade, e a saudável convivência entre animais e humanos.

Este abrigo para colónias de gatos será instalado perto do Elevador Panorâmico, situado no Jardim do Rio, em Almada. Também no centro histórico de Almada será colocado, em breve, um abrigo semelhante.

A primeira estrutura destinada a uma colónia de gatos foi instalada na zona da Romeira, na Cova da Piedade. Em perspetiva, está a instalação de outros abrigos, estando em estudo as melhores soluções para cada um dos casos.

Método de controlo

O controlo da população de gatos no concelho tem vindo a ser realizado pela autarquia através do método CED (Capturar – Esterilizar – Devolver). Após a identificação das colónias, segue-se o contacto com os cuidadores, o estabelecimento de regras de funcionamento e o apoio à manutenção e controlo das colónias onde, além das esterilizações que o município já faz, está prevista a colocação de alguns abrigos.

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.