ALMADA ENTREGA PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO

0

O Prémio de Investigação Cidade de Almada, na sua terceira edição, foi atribuído às investigadoras Raquel Viveiros e Teresa CasimiroO Prémio de Investigação Cidade de Almada, na sua 3.ª edição, na categoria de Ciências e Tecnologias, foi atribuído ao projeto PureCleanMIP – Produção limpa de anticorpos plásticos no LAQV, FCT – NOVA, de Raquel Viveiros e Teresa Casimiro. Trata-se de uma solução para purificação inovadora do laboratório à indústria.

Raquel Viveiros e Teresa Casimiro receberam um prémio pecuniário, no valor de 15 mil euros, e um troféu de direitos de autor para a proposta de investigação.

Esta 3.ª edição distinguiu ainda, com uma Menção Honrosa, na categoria de Ciências e Tecnologias, Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, da FCT – NOVA, campus da Caparica, pelo projeto «PAPELCARE – Desenvolvimento de testes de diagnóstico não enzimáticos colorimétricos e de baixo custo para deteção de biomarcadores».

Com este galardão bienal, a autarquia pretende apostar no potencial da investigação, como motor do desenvolvimento local, e projetar o concelho como território do conhecimento e da inovação.

O Prémio de Investigação Cidade de Almada teve como membros do júri: João Couvaneiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, tendo sido indicados pela Academia de Ciências de Lisboa: Manuel José de Matos, Ana Maria de Matos Charas, Helena Alves e Jorge Manuel Ferreira Morgado

Nas anteriores edições foram distinguidos, na primeira, Elvira Fortunato e Rodrigo Martins (FCT-UNL) com o projeto: «Nanotecnologias e Materiais para a Microelectrónica na FCT-UNL: uma janela aberta para o mundo!» e, na segunda, Silvana Munzi (FC-UL) com o projeto: «Bioindicadores Ecológicos em Meio Urbano: uma nova abordagem metodológica aplicada à cidade de Almada» e Dulce Simões (ISCTE-IUL/Museu da Cidade de Almada), com o projeto: «Memórias e Identidades da Cooperativa de Consumo Piedense»





Escreva aqui o seu comentário...