ALMADA LANÇA FESTIVAL READ ON PARA PROMOVER A LEITURA

0

A terceira edição do Festival READ ON, de Almada, adaptou-se ao contexto atual e propõe aos mais novos eventos dedicados à leitura, às manualidades mas também ao storytelling e multimédia, todos em ambiente digital.

Em 2020, o Read On tem mais três atividades online programadas para os dias 15, 21 e 28 de maio, numa edição especial chamada READONline, revela a Câmara Municipal de Almada, uma das entidades promotores deste festival, cofinanciado pelo programa Europa Criativa, da União Europeia.

«Virado», essencialmente, para os jovens, com idades compreendidas entre os 12  e os 19 anos, o projeto Read On tem como objetivo promover e divulgar o gosto pela «leitura junto deste público-alvo através de atividades diversificadas e, também, de um festival literário muito especial que, em 2020, se transforma e acontece online», adianta a autarquia.

Em Portugal, a organização do projeto Read On Almada é do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, e tem como parceiros o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Programa

Deste um convite para contar uma história em vídeo, passando pela «Memória é uma Caixa Cheia de História, até ao lançamento da antologia «AMOR», o programa previsto para o READ ON é vasto.

Dia 15 de maio – 17h

Workshop ««Anda Contar a tua história em Vídeo!», com Carolina Monteverde (Smile Stories). O storytelling é uma ferramenta muito importante nas redes sociais. A mesma história deve ser contada de forma diferente para cada rede social. E o melhor de tudo é que a ferramenta para o fazer está à mão de semear: o telemóvel. Neste workshop, a Carolina Monteverde, videógrafa, vai mostrar como podemos realizar as nossas histórias em vídeo.


Conteúdos do workshop: Storytelling: que história vamos contar? Equipamento necessário; Iluminação, enquadramento e som; Duração dos vídeos; Como enfrentar a câmara; Como tirar partido do vídeo nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Acesso: plataforma ZOOM

Duração: 1h workshop mais 30 minutos para esclarecimento de dúvidas

Público-alvo: jovens dos 12 aos 20 anos. N.º máximo de participantes: 20. Inscrições: readonportugal@gmail.com

21 de maio – 14h

Oficina «A Memória é uma Caixa Cheia de Histórias», com Anabela Libânio. A Memória é uma Caixa Cheia de Histórias? Sim! A memória é uma caixa cheia de histórias que guarda dentro outras caixas muito especiais, com diferentes formas, cores e tamanhos. E o que guardam essas caixas especiais? Vamos descobrir através da construção de uma caixa que a memória é uma história ainda sem fim!

Duração: 15 minutos

Público-alvo: crianças entre os 6 e os 10 anos

Acesso: http://tiny.cc/canalyoutubereadon

28 de maio – 18h

Lançamento da Antologia «AMOR, só com os textos portugueses, por Andreia Brites e coautores. Andreia Brites, mediadora de leitura e editora da secção infantil e juvenil da revista «Blimunda», apresenta a atividade de escrita colaborativa e ilustração de contos sobre o tema AMOR, com Inês Barata Raposo, Nuno Matos Valente, Maria Francisca Macedo e Sandra Carvalho, escritores e coautores com os grupos de alunos das Escolas Secundárias (Escola Secundária Cacilhas-Tejo, Escola Secundária Romeu Correia, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Escola Secundária Emídio Navarro).

Acesso: ZOOM readonportugal (https://us02web.zoom.us/j/85902253334 ID da reunião: 859 0225 3334)

Duração: 1h30

Público-alvo: jovens dos 12 aos 19 anos

N.º máximo de participantes: 100 participantes

Ler na página da Câmara Municipal de Almada

 

Escreva aqui o seu comentário...