Esta quarta-feira, dia 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia e Interfobia (IDAHOT). Por isso, o concelho de Almada foi o escolhido para receber o 1.º Fórum Nacional IDAHOT.
O tema deste fórum é ‘O Direito a SER nas Escolas’. A iniciativa está marcada para o Fórum Romeu Correia, em Almada, e realiza-se entre as 9h30 e as 13h00. Por sua vez, o encontro conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, e da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
Já a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o Ministro da Educação, João Costa irão estar presentes através de um vídeo. Este fórum é coorganizado pela Comissão para Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e pela CMA. Ao mesmo tempo, pretende ser um espaço de diálogo e partilha sobre a prevenção e combate à discriminação e violência em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, em contexto escolar.
Por outro lado, o evento contará ainda com a apresentação de um guia com orientações promotoras da segurança e proteção de crianças e jovens LGBTI+. Contudo, este documento é dirigido às escolas e a profissionais de educação. Por fim, o programa inclui ainda um debate sobre a implementação da Lei da Autodeterminação da identidade e expressão de género, e proteção das características sexuais nas escolas.
Ou seja, o objetivo desta iniciativa é reforçar a atenção mediática e o compromisso com uma agenda política que proteja e promova os Direitos Humanos das pessoas LGBTI+ em Portugal.
Foto de capa: https://may17.org/