ALMADA TAMBÉM ESTÁ COM A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

0

A Semana Europeia da Mobilidade, que pretende incentivar Emissões Zero e Mobilidade para Todos, está também a ser celebrada em Almada, com várias iniciativas que promovem a mobilidade suave e a criação de uma sociedade mais sustentável.

Almada juntou-se a outras cidades europeias para celebrar mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer desde o dia 16 e que termina no próximo 22 de setembro. Fotografia, filmes online, cicloficina, ações de voluntariado, atividades ao ar livre, workshop e arte urbana são algumas das propostas da autarquia, liderada por Inês de Medeiros, para promover a mobilidade urbana sustentável.

Emissões Zero, Mobilidade para Todos é o tema da Semana Europeia da Mobilidade 2020, num ano marcado por uma pandemia que originou profundas alterações no nosso quotidiano, optar por soluções de mobilidade como a bicicleta e outros modos suaves, são respostas para a criação de uma sociedade mais sustentável, humana e resiliente.

Em Almada, são várias as iniciativas que integram o programa da Semana Europeia da Mobilidade e, no âmbito dessa iniciativa, a autarquia convida os que gostam de andar a pé, de bicicleta ou em transportes públicos a enviar, até 22 de setembro, para almada21@cma.m-almada.pt uma selfie que ilustre o que «significa para si Emissões Zero, Mobilidade para Todos».

No canal Youtube da Câmara existe, a partir de hoje (17 de setembro), as Histórias da Semana Europeia da Mobilidade e o filme Almada a pedalar – testemunhos de pessoas que pedalam por Almada e escolheram a bicicleta como verdadeira alternativa de transporte –, que será lançado no dia 22 de setembro.

A partir de amanhã (18 de setembro) já é possível parquear bicicletas em Almada com a aplicação online Cidade Ciclável. No mesmo dia são lançados, nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, o cartaz «Ir e vir de outro modo», sobre os modos de deslocação e transportes, e um jogo sobre mobilidade para os mais pequenos.





E porque todos os gestos contam, no dia 19 de setembro (sábado), aq Câmara desafia os almadenses a irem até uma praia do concelho e participarem nas ações de voluntariado, integradas no Dia Internacional da Limpeza Costeira, e dar o seu contributo para uma costa mais limpa e um planeta mais sustentável.

Mas, para quem gosta de bicicletas e gosta de saber como pode andar com maior segurança na cidade, no dia 20 de setembro (domingo) pode participar no workshop Andar de bicicleta na cidade, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, na Costa da Caparica.

A Semana Europeia da Mobilidade será também celebrada através da arte urbana com a apresentação do mural Zero Emissões: Mobilidade + Sustentável, situado na Rua D. Sancho I, Almada, dia 21 de setembro.

Hoje, há ainda uma edição especial da Cicloficina (17 de setembro, das 19h às 22h, no Mercado Municipal de Almada) e diversas atividades ao ar livre, durante o fim de semana (19 e 20 de setembro): canoagem, yoga, zumba, pilates e xadrez.

Escreva aqui o seu comentário...