Apresentação no Salão Nobre da CML | Lojas com História em livro

0

O livro “Lojas com História”, publicado pela Tinta-da-china em parceria com a CML, foi apresentado ontem quarta-feira 22 de novembro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina bem como Duarte Cordeiro,  vice-presidente e vereador  como o pelouro da Economia e Inovação e Catarina Vaz Pinto vereadora da cultura, estiveram presentes nesta iniciativa.

Mais do que uma montra para as Lojas com História aqui destacadas, este livro é uma homenagem ao comércio e aos comerciantes de Lisboa.

Para Fernando Medina, “o comércio pode, e deve, ser um dos elementos distintivos e diferenciadores entre cidades. Ao longo da nossa história, o comércio assumiu um papel muito relevante na evolução e na construção da identidade de Lisboa, continuando hoje a ocupar um lugar primordial na vida económica, social e cultural da cidade.

Foi neste contexto que a Câmara Municipal de Lisboa, em fevereiro de 2015, deu início a um programa pioneiro no País — o programa Lojas com História –, como resposta a um sentido de urgência na preservação e dinamização deste património, reconhecendo que nele reside uma parte relevante do caráter da cidade e que, ao protegê-lo, Lisboa está a preservar também aquilo que faz desta uma cidade única e cada vez mais valorizada e procurada a nível internacional”.

 No prefácio que escreve para esta publicação o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa sublinha: “Lisboa é detentora de uma história milenar, e aqui foi levado a cabo um intenso trabalho de campo e de pesquisa documental, tendo a autarquia aprovado os critérios de atribuição da distinção Lojas com História, assim viabilizando que a cidade conte hoje com um conjunto de 82 estabelecimentos comerciais já distinguidos. É enquanto medida de promoção destas 82 Lojas com História da cidade de Lisboa que surge este livro.”

Saiba mais sobre o tema





Escreva aqui o seu comentário...