Atletas e Clubes de Oeiras distinguidos em Gala do Desporto

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) distinguiu, esta quarta-feira, 27 de março, 309 atletas e 25 clubes do concelho que se destacaram a nível nacional e internacional em 2023, na habitual Gala do Desporto.

Mais de 300 atletas, de 25 clubes do concelho de Oeiras foram distinguidos, esta quarta-feira, 27 de março, na Gala do Desporto, promovida pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO). A cerimónia foi conduzida pelo apresentador Jorge Gabriel, e contou ainda com vários momentos artísticos. No total, existem cerca de 20 mil atletas, distribuídos por mais de 60 modalidades, em Oeiras. Segundo o presidente da CMO, Isaltino Morais, “o objetivo desta gala é festejar e reconhecer o trabalho de todos aqueles que, ao longo, do último ano, se esforçaram e são o motivo do nosso orgulho”.

O autarca aproveitou ainda a sua intervenção para agradecer aos atletas, aos dirigentes desportivos e aos membros das coletividades. Para ele, esta cerimónia pretende “celebrar, não apenas as conquistas, mas também a importância que o Desporto tem na nossa comunidade”. No total, o conjunto dos atletas e clubes distinguidos conquistaram, em 2023, 219 títulos, em diversas modalidades. “Vivemos num país que podemos dizer que não dedica, ao desporto e à atividade física, a devida atenção”, prosseguiu Isaltino Morais. Por isso, considera que “o sistema desportivo, em Portugal, assenta no enorme esforço das famílias e no empenho das coletividades e autarquias locais”.

Continuar a apoiar as coletividades e associações desportivas

Ainda de acordo com o autarca, os dirigentes desportivos são “pessoas com sentido de comunidade extraordinário”, que prejudicam, muitas vezes, “as suas vidas pessoais”, por dedicarem o seu tempo à comunidade e aos projetos que lideram. “O projeto da CMO coloca o movimento associativo no centro da sua estratégia”, referiu ainda o presidente, frisando o papel das coletividades como “âncoras da nossa comunidade”. Na sua opinião, elas dedicam-se “a proporcionar oportunidades de prática desportiva, de formação de atletas e promoção de valores”. Atualmente, reforçou Isaltino Morais, “são já mais de 80 as coletividades com as quais a autarquia desenvolve uma parceria institucional”.

Aqui, lembrou ainda que, “de ano para ano, a CMO tem redobrado os seus esforços no apoio financeiro” a estas entidades. “O desporto é hoje um setor com impacto na vida e coesão social das comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento integral das pessoas. É uma escola de valores que transcende as fronteiras físicas e emocionais, unindo comunidades e promovendo a superação e persistência e o trabalho em equipa”, disse. O presidente da CMO reconheceu ainda “os feitos extraordinários dos nossos atletas e suas equipas”, e que elevam o nome de Oeiras “a patamares de excelência nacional e internacional”.

“Cada título e pódio conquistado, é um motivo de grande orgulho para todos nós”, considera ainda Isaltino Morais. Igualmente, enalteceu o papel fundamental dos dirigentes e treinadores, pois são eles que, “com dedicação, proporcionam o suporte necessário para os nossos talentos desportivos”.

Criar mais equipamentos desportivos em Oeiras

Ainda de acordo com o presidente, em Oeiras “tem havido um crescimento” do número de atletas. Por isso, adiantou, “vamos repensar no nosso modelo de equipamentos desportivos”. “Seja no futebol ou nas várias modalidades, aquilo que dispomos, atualmente, não corresponde às necessidades” atuais dos desportistas do concelho, acrescentou Isaltino Morais, destacando a “tendência de crescimento” do número de atletas. “Em breve, anunciaremos novos pavilhões desportivos no concelho, novos campos de futebol, piscinas e outros equipamentos”, integrados num programa que se desenvolverá num prazo de seis anos, referiu o presidente da CMO.

“Queremos criar qualidade de vida para o presente, mas também planear o futuro”, concluíu. Isaltino Morais parabenizou também todos os premiados desta gala, graças ao seu “currículo desportivo e contribuição para o desenvolvimento do desporto em Oeiras”. “Queremos continuar a melhorar as condições dos nossos cidadãos e dos desportistas, que são um grande exemplo para nós”, finalizou. De seguida, procedeu-se à entrega dos prémios Mérito Desportivo.


25 clubes distinguidos

Os clubes distinguidos foram: Academia Recreativa de Linda-a-Velha, nas modalidades Ginástica Aeróbica, Kickboxing e Muay Thai; a Associação ATPT- Academia Taedo Portugal Taekwondo, em Taekwondo; e ainda a Associação Desportiva NúcleOeiras, em Atletismo e Pentatlo Moderno. Também foram distinguidas a Run Tejo, em Atletismo; a Associação de Ténis Evolution Portugal, em Ténis; o Clube de Voleibol de Oeiras (Voleibol) e o Clube Desportivo de Paço de Arcos, nas modalidades de Patinagem Artística e Vela.

Outros clubes distinguidos nesta cerimónia foram ainda o Clube do Mar Costa do Sol, em Canoagem; o Clube Escola de Ténis de Oeiras, em Ténis; o Clube Kayak – Pólo da Barra, em Kayak – Pólo; e o Clube Olímpico de Oeiras, em Aquatlo, Duatlo e Triatlo. Também foram reconhecidos o Clube Português de Orientação e Corrida, em Orientação BTT e Orientação Pedestre; os Leões de Porto Salvo, em Futsal e Patinagem Artística; o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, em Atletismo e Estafetas; e ainda a KMT – Associação Moreira Team, em Kickboxing.

Personalidades desportivas também foram agraciadas

Esta Gala do Desporto reconheceu também atletas dos clubes Linda-a-Pastora Sporting Clube, em BMX e Atletismo; Rowing Club de Oeiras, em Remo de Mar; o Núcleo Karaté de Oeiras, em Kempo; o Paço de Arcos Clube, em Basquetebol; e a Sociedade de Instrução Musical Escolar Cruz Quebradense, em Basquetebol. Por fim, também foram reconhecidos os clubes Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, em Badminton; o Sport Algés e Dafundo, em Ginástica Rítimica, Judo, Natação e Natação Master; o Sport Ponto Come, em Atletismo e BTT; e a União Recreativa do Dafundo, em Karaté e Ginástica.

Após a distinção dos clubes e atletas que mais se destacaram nas diversas modalidades, foram ainda reconhecidos três personalidades ligadas ao desporto em Oeiras, através dos ‘Prémios de Prestígio Desportivo’. Assim, recebeu o galardão de “Excelência Associativa” Hugo Sousa, diretor do Outsystems Olímpico Oeiras. O dirigente agradeceu o apoio da CMO na criação e desenvolvimento deste projeto, que pretende promover a prática desportiva e recreativa, através de diversas modalidades.

“Criámos um modelo de raiz, pensado numa sustentabilidade em que não tivéssemos dependentes de apoios”, frisou Hugo Sousa, durante esta Gala do Desporto. O atleta lembrou que, em 1986, aos 12 anos, teve a oportunidade de receber, das mãos de Isaltino Morais, o Prémio das Coletividades da CMO. Esta distinção levou a que ele ficasse motivado para continuar a estar ligado à prática desportiva, até aos dias de hoje.

João Soldado recebeu prémio Excelência Desportiva

Já o prémio de “Excelência Desportiva” foi entregue a João Soldado. O atleta, com Síndrome de Down, já conquistou 10 títulos de campeão nacional em Ténis de Mesa, a que se juntam vários prémios internacionais, medalhas de bronze e de prata e ainda vários prémios Stromp, atribuídos pelo Sporting Clube de Portugal, clube que representa atualmente. João Soldado é funcionário da Oeiras Viva e mereceu esta distinção pelos seus feitos desportivos, mas também pela sua capacidade de superação. “Estou muito feliz por estar aqui. Quero agradecer aos meus pais, aos meus irmãos, à minha professora e ao meu treinador”, referiu o atleta durante a entrega do galardão.

“Tive a sorte de ter nascido em Oeiras, onde andei em boas escolas e tive a oportunidade de ser um cidadão ativo”, acrescentou. Por fim, foi entregue o prémio de “Carreira Desportiva” a Pedro Brandão, antigo treinador de Polo Aquático do Belenenses, e atual Coordenador Técnico de Natação da Escola do Jamor e Secretário Técnico da Federação Portuguesa de Natação. Segundo o atleta, “é uma honra receber esta distinção”. Pedro Brandão agradeceu a todo o executivo da CMO pela distinção e recordou ainda que trabalha no concelho “há 40 anos. Nunca me desloquei mais longe que o Belenenses [em Lisboa] para trabalhar”.

“Ensino pessoas a nadar há 40 anos”, acrescentou. O atleta referiu ainda ter tido “o privilégio de jogar polo aquático na mesma equipa do [António] Bessone Basto”, destacando ainda a amizade e a proximidade que tem com o antigo atleta olímpico. “Há muita gente que trabalha para o desporto e vê pouco reconhecimento”, sublinhou Pedro Brandão. Por isso, dedicou o seu prémio “a todos os anónimos que ajudam os nossos atletas. Vou continuar mais uns anos e espero que possa continuar a dizer que sou de Oeiras”, concluíu.

Quer comentar a notícia que leu?