A Câmara Municipal de Loures (CML) aprovou, esta quarta-feira, em reunião camarária, a adjudicação e o lançamento de um conjunto de obras municipais, no valor de 14,7 milhões de euros. Desta forma, será possível dar seguimento a alguns projetos previstos, tais como o futuro Complexo Desportivo de Loures, e a construção da Via Urbana Interior de Loures, que deverá ficar pronta em 2025.
14,7 milhões de euros é o valor que a Câmara Municipal de Loures (CML) vai investir, no próximo ano, num conjunto de obras municipais. Estes investimentos foram aprovados esta quarta-feira, 24 de janeiro, em reunião camarária. Um deles, por exemplo, diz respeito à conceção e construção do Complexo Desportivo Municipal de Loures, que será construído no Infantado. O projeto representa um investimento de 6,4 milhões de euros e tem um prazo de execução de um ano. A proposta foi aprovada por unanimidade e deverá arrancar já no próximo Verão, de forma a ficar concluída em setembro de 2025.
“Vai ser a nova casa do Grupo Desportivo de Loures. É uma obra importantíssima”, sublinhou o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, à Agência Lusa. Desta forma, o espaço irá ficar junto ao centro comercial LoureShopping. De igual modo, contará com um bloco central e mais dois campos de futebol, de relvado sintético. No total, haverá mais de 2.500 lugares sentados. “Depois, dentro desse bloco central haverá aqueles equipamentos necessários como balneários e tudo aquilo que é exigível para um estádio municipal”, descreveu o autarca, acrescentando que haverá ainda um espaço para restauração, ginásio e campo de padel.
1,5 milhões para repavimentação de ruas
Assim, as atuais instalações do Grupo Desportivo de Loures, serão destinadas a habitação e para albergar os serviços camarários, “atualmente dispersos”, conforme disse Leão. “Nós estamos a pagar, neste momento, cerca de 700 mil euros, por ano, de rendas em edifícios e espaços para serem utilizados para serviços da Câmara”. Ou seja, “isto é uma forma de nós acabarmos de uma vez com esta despesa”, sustentou.
Já na área da rede viária e segurança rodoviária, a autarquia também aprovou a adjudicação para a realização de empreitadas para repavimentar arruamentos. No total, será investido um valor de 1,5 milhões de euros. Ao mesmo tempo, prevê ainda a colocação de nova sinalização horizonal e vertical – um investimento de 477 mil euros. Estas obras têm um prazo de execução de seis meses. Igualmente, foi ainda aprovada a construção da nova ponte de Palhais, em Loures. O prazo de execução é de 300 dias e o investimento ronda um milhão de euros.
Variante a Loures deve ficar pronta em 2025
Contudo, ainda na mesma área, o executivo municipal aprovou também o lançamento dos concursos públicos para a beneficiação da Estrada Municipal EM 629, em A-dos-Calvos. Aqui, a CML vai investir um valor base de mais de 2,1 milhões de euros. Já o prazo de execução será de 300 dias. No início de 2025, a CML quer ainda concluir a Via Urbana Interior de Loures, uma infraestrutura que vai permitir reduzir a circulação de carros no centro da cidade. Igualmente, representa um investimento de 3,5 milhões de euros.
Desta forma, esta artéria terá início na rotunda junto ao Parque Adão Barata (Parque da Cidade) e termina no Jardim Major Rosa Bastos. No total, terá uma extensão de 1,1 quilómetros. Ricardo Leão disse ainda que os trabalhos para a construção desta variante arrancaram na última segunda-feira e deverão estar concluídos no prazo de um ano. Por isso, “esta nova via, além de ser uma alternativa à Rua da República, permitirá reduzir os constrangimentos que ocorrem no eixo central da cidade”, frisou ainda o autarca. De igual modo, reforçou, “possibilitará a estruturação da área nascente de Loures e garantirá a acessibilidade de equipamentos existentes e futuros”.
Outros projetos
Ao mesmo tempo, estão também pensados outros projetos para aquela zona. Assim, está prevista a criação de um Parque Urbano, com diversas áreas verdes e percursos pedonais, bem como pela expansão da rede ciclável. A variante de Loures terá uma extensão total de 1,1 quilómetros. Destes, 400 metros correspondem ao reperfilamento da Rua Jacinto Duarte. Já os restantes 700 metros dizem respeito a um troço totalmente novo. Porém, e ainda nas acessibilidades, a autarquia também aprovou a construção na nova rotunda da Rua Estado da Índia, em Sacavém.
Por sua vez, esta intervenção vai facilitar a mobilidade naquela zona da cidade, nomeadamente no acesso à Quinta do Património. Esta obra tem um prazo de execução de cinco meses e um investimento de 557 mil euros. Já para a reparação de danos causados pela intempérie de dezembro de 2022, foi ainda adjudicada a empreitada para a reparação de equipamentos escolares no concelho, ao abrigo do programa Repor Loures. Ou seja, estas intervenções têm o valor de cerca de 400 mil euros e devem ser realizadas nos próximos meses.
Ao mesmo tempo, e ainda dentro do mesmo programa, a CML vai também adjudicar a empreitada para a construção de muros de suporte em Santo António dos Cavaleiros. Esta obra tem o valor de 1,3 milhões de euros e um prazo de construção de quatro meses. Por fim, irá ainda lançar os concursos para a execução de uma passagem hidráulica na Ribeira da Apelação. Este é um investimento de 506 mil euros e prazo de execução de cinco meses. De igual modo, vai também lançar a obra para a realização de trabalhos diversos na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, no valor de mais de 407 mil euros.
Foto de capa: Arquivo OL