AVÔ CANTIGAS E SIMAS DE OEIRAS E AMADORA ENSINAM CRIANÇAS A POUPAR ÁGUA

Os SIMAS de Oeiras e Amadora estão a comemorar hoje, 1 de outubro, o Dia Nacional da Água, com uma iniciativa que está a decorrer no Parque Maurício Turma da Mônica, na Amadora, com o objetivo de incentivar mudanças de comportamentos, mobilizar as famílias para promover uma cidadania ativa no domínio da utilização sustentável da água.

Os SIMAS de Oeiras e Amadora celebram hoje o Dia Nacional da Água com um megaevento dedicado às famílias, no Parque Maurício Turma da Mônica, na Amadora. O evento pretende promover iniciativas que sensibilizassem para o uso eficiente da água, destacando a importância da necessidade de mudança de comportamentos relacionados com o consumo da água. A iniciativa conta com a participação do artista Avô Cantigas.

Para celebrar este dia, os SIMAS de Oeiras e Amadora realizaram uma iniciativa pensada não só para miúdos, mas para todos aqueles que entendem a importância da água e se comprometem a preservá-la, tendo em conta que o objetivo da ação “passa por sensibilizar as populações locais para o valor da água e para a necessidade de se envolverem na sua proteção».

Assim, juntamente com o Clube da Água (projeto da autoria dos SIMAS), os SIMAS foram «para a rua» distribuir água da torneira e, ao mesmo tempo que divertiam as famílias com jogos e atividades relacionadas com o meio hídrico, foram «passando mensagens» sobre a importância deste recurso, na qualidade de vida de todos nós, e apelando ao seu uso sustentável, lembrando que a conservação e correta utilização da água é essencial à sobrevivência de seres humanos, plantas e animais.

Para passar essa mensagem, os SIMAS tiveram no Parque Maurício Turma da Mônica, na Amadora, mochileiros a distribuir água fresca da torneira, natural e aromatizada, jogos didáticos, insufláveis, espetáculos de magia, uma quinta pedagógica, aulas de zumba e, ainda, a atuação do Avô Cantigas, para todas as famílias que “tencionem aprender mais sobre as vantagens de consumir água da torneira e soluções para a poupar”.

A iniciativa, que conta com a presença de um representante dos SIMAS de Oeiras, está a decorrer até às 17h00 no Parque Maurício Turma da Mônica, onde está também estacionada uma carrinha “pão de forma”, para refrescar aqueles que, com os SIMAS, estiveram a comemorar o Dia Nacional da Água.





O Dia Nacional da Água celebra-se, em Portugal a 1 de outubro, representando uma oportunidade para se refletir sobre a importância deste recurso, para um uso mais eficiente da água, consciencializando para o seu valor em todas as suas dimensões – sociais, ambiental e económica e, apesar da Organização das Nações Unidas ter implementado as comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de março, Portugal celebra desde 1983 o dia Nacional da Água a 1 de outubro, data que coincide com o principio do ciclo hidrológico (início em outubro por ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e quando começa o período chuvoso do ano).

Quer comentar a notícia que leu?