A Câmara Municipal de Odivelas (CMO) está a promover a exposição ‘Biblioteca da Censura: obras apreendidas e proibidas durante o Estado Novo’, que mostra ao público as obras que foram apreendidas e proibidas pela censura durante aquele período da história nacional. Esta mostra estará patente na Biblioteca Municipal D. Dinis entre os dias 10 de setembro e 31 de outubro.
Entre os dias 10 de setembro a 31 de outubro, a Biblioteca Municipal D. Dinis (BMDD), em Odivelas, recebe a exposição ‘Biblioteca da Censura: obras apreendidas e proibidas durante o Estado Novo’. Desta forma, o público poderá conhecer, gratuitamente, um conjunto de 25 livros das coleções Biblioteca da Censura, publicada pelo Jornal Público e ‘A Bela e o Monstro’, da Biblioteca Nacional de Portugal, que foram censurados pela ditadura, durante o Estado Novo.
O Estado Novo foi o regime político ditatorial, autoritário, autocrata e corporativista do Estado Português. Este regime vigorou em Portugal durante 41 anos, desde a aprovação da Constituição Portuguesa de 1933 até à Revolução de 25 de Abril de 1974. Estas edições estarão expostas em edição fac-similada, ou seja, impressos com as marcas da censura, com cortes a lápis azul, carimbos ou sublinhados. Igualmente, serão ainda apresentadas 25 entrevistas, uma por cada livro, conduzidas por Jorge Afonso a diversos convidados.