BOMBEIROS DO CONCELHO DE OEIRAS TESTARAM MEIOS EM SIMULACRO

Semana terminará com um desfile de meios pela Avenida Marginal

As corporações de Bombeiros do concelho de Oeiras realizaram, na manhã deste sábado, dia 20 de maio, um simulacro na Marina de Oeiras. O objetivo foi testar a eficácia das operações de socorro da Proteção Civil Municipal, em colaboração com diversas entidades.

Neste exercício, estiveram presentes as sete corporações de bombeiros do concelho de Oeiras. O simulacro está integrado na Semana da Proteção Civil, promovida pela autarquia oeirense e que termina este domingo, dia 21 de maio. De acordo com o Coronel Carlos Pinto, diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Oeiras, esta ação contou “com meios humanos e materiais de todos os corpos de bombeiros do concelho”.

Por sua vez, o exercício aconteceu em três cenários distintos. O primeiro diz respeito a um incêndio em embarcação de recreio, com quatro vítimas encaminhadas para o hospital. O segundo representou um incêndio urbano num equipamento hoteleiro, com uma vítima. De seguida, este simulacro incluiu ainda um acidente de viação, envolvendo dois veículos ligeiros, com duas vítimas que tiveram de ser desencarceradas. Para já, ainda não se sabem quantos operacionais estiveram envolvidos neste exercício.

Diversas entidades envolvidas

No entanto, o Coronel Carlos Pinto adiantou ao Olhar Oeiras que as sete corporações de bombeiros contaram com o apoio de diversas entidades. Por sua vez, são elas, a Polícia Marítima, o Instituto de Socorro a Náufragos, e a Autoridade Marítima Nacional. Também a Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública e Capitania do Porto de Lisboa colaboraram neste simulacro.

O objetivo deste exercício, acrescenta o diretor do SMPC de Oeiras, é “testar meios e a sua coordenação em várias ocorrências”. Desta forma, será possível “melhorar todos os processos de coordenação entre os vários agentes de Proteção Civil do concelho e criar dinâmicas de trabalho conjunto, para melhorar o socorro” em Oeiras, conclui Carlos Pinto, adiantando que estas iniciativas serão “para repetir”.

A Semana da Proteção Civil de Oeiras começou na última segunda-feira, dia 15 de maio, e termina este domingo, dia 21. Este ano, a iniciativa teve como lema “A Tecnologia Salva” e promoveu, igualmente, várias atividades ao longo de toda a semana.

Semana terminará com um desfile de meios pela Avenida Marginal

Esta iniciativa vai terminar com a cerimónia de formatura dos agentes de Proteção Civil do Município e ainda um desfile de meios e corporações que compõem o SMPC, na manhã deste domingo, dia 21 de maio, a partir das 11h00.

Alguns destes meios são os Corpos de Bombeiros do Município, a PSP, ou a Policia Municipal. Por outro lado, também meios dos SIMAS de Oeiras e Amadora, e da Câmara Municipal de Oeiras irão estar presentes neste desfile, que se realizará na Avenida Marginal, com partida na praia de Santo Amaro de Oeiras.


A Semana da Proteção Civil pretende sensibilizar para a importância da Proteção Civil na prevenção e salvaguarda de pessoas e bens em situações de ocorrências graves e catástrofes. Ao mesmo tempo, pretende ainda dar a conhecer todos os meios e os intervenientes da Proteção Civil de Oeiras.

Quer comentar a notícia que leu?