BOTICA DA SÃO – UMA MERCEARIA QUE JÁ CONQUISTOU CAMPO DE OURIQUE

0

A Botica da São, em Campo de Ourique, é já uma referência nas mercearias finas de Lisboa. Aos produtos de mercearia clássicos, como farinhas, vinagres, azeites, conservas, frutas, legumes e hortaliças, soma uma variada gama de patés e uma vasta garrafeira de vinhos.

Os azeites, os vinhos do Douro, das Beiras e do Alentejo e, claro, os enchidos e os pâtés são produtos que enchem as prateleiras da Botica da São e que permitem ao ‘comum dos mortais’ receber convidados em casa e proporcionar-lhes «uma agradável viagem» pelos sabores, inquestionáveis, das diferentes regiões de Portugal.

Muitos achavam que estes espaços tradicionais tinham os dias contados. Apenas os fregueses mais antigos os frequentavam e dificilmente se encorajava alguém a abrir uma mercearia fina, principalmente em períodos de crise, como a que estamos a viver. Mas Maria da Conceição não «alinhou por esse diapasão» e abriu a Botica da São que, rapidamente, ganhou o título de “gourmet” e têm vindo a conquistar mais clientes.

A aposta nos sabores portugueses tradicionais é «obrigatória». Nas prateleiras, que mantêm o seu charme rústico, é possível encontrar marcas provenientes de pequenos produtores. Se acha que consegue resistir aos melhores queijos, presuntos, azeites, compotas e vinhos… na Boutique da São será testado ao limite. Irá sentir amor à primeira vista ao cruzar-se com as montras, que estão cuidadosamente montadas para seduzir quem passa por elas. Por lá encontra enchidos, queijos, patês, biscoitos, mel, marmelada, doces, compotas, manteigas de amendoim, conservas, azeites, vinagres, condimentos e vinhos.

Na Botica de São na Rua Francisco Metrass, 14 A, Campo de Ourique, propriedade de Maria da Conceição, são igualmente portugueses os produtos que preenchem as prateleiras desta «mercearia fina». Há queijos da Serra da Estrela e de Niza, requeijão de Seia e de Azeitão, azeite de Oliveira do Hospital, cavacas de Pinhel, Distrito da Guarda, conservas várias enlatadas em Cascais, nomeadamente de bacalhau, pão fresco, vinhos do Dão, Alentejo e Região de Lisboa, legumes e fruta do oeste. Compotas, biscoitos, conservas finas, patés vários e leguminosas a granel, entre outros, também se vendem.

A promotora do negócio, Maria da Conceição, que também explora uma loja de congelados no mercado de Campo de Ourique, assegura que «todos os produtos vêm diretamente dos produtores», o que garante qualidade, acrescentando que o objetivo é responder às necessidades imediatas do bairro.




A grande especialidade da casa, como não poderia deixar de ser, são as célebres Cavacas de Pinhel. Não fosse a sua proprietária oriunda deste concelho do distrito da Guarda e estar empenhada em promover este produto do concelho.

Mas, se gosta que as verduras sejam bem frescas, que a salada não venha embalada e que a fruta seja da época, troque as idas ao supermercado pelos frescos da Botica da São, que se orgulha de alimentar a vida de bairro e de conhecer os clientes pelo nome.

De facto, nesta mercearia de Campo de Ourique, onde o atendimento é personalizado, a fruta cheira mesmo a fruta, os legumes cheiram mesmo a legumes e as hortaliças, também, cheiram mesmo a hortaliças, porque Maria da Conceição faz questão de receber fruta e legumes frescos todos os dias. A maioria das frutas, legumes e hortaliças são oriundas de produtores da região Oeste e de concelhos limítrofes de Lisboa, que permitem a Maria da Conceição conseguir tirar o melhor partido entre a qualidade e o preço, tendo sempre em conta que a fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável.

Nestes tempos de pandemia é possível fazer a sua encomenda pelo telefone: 919 127 707

Quer comentar a notícia que leu?