CÂMARA DE LISBOA ABRE CANDIDATURAS AO PROGRAMA RECUPERAR+ ASSOCIAÇÕES

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) abriu as candidaturas ao programa Recuperar + Associações. Esta iniciativa prevê a atribuição de apoios extraordinários de combate à inflação e ainda apoios aos espaços afetados pelas cheias de dezembro.

Por sua vez, o programa Recuperar + Associações é dirigido às entidades sem fins lucrativos das áreas social, cultural, recreativa e desportiva. Desta forma, estas entidades, terão acesso a duas linhas de apoio. Podem candidatar-se as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações culturais e recreativas, clubes desportivos, entre outras entidades sem fins lucrativos.

Neste sentido, uma das linhas de apoio prevê ajudas para os espaços afetados pelas intempéries que assolaram o concelho nos dias 7, 8, 13 e 14 de dezembro de 2022. Ou seja, o seu objetivo é comparticipar financeiramente até 20% dos valores de reparação,
aquisição de equipamentos, reposição de stocks danificados ou das
obras necessárias nos espaços.

No entanto, há um limite de 10 mil euros ou 20 mil euros, se os valores forem superiores a 100 mil euros. Este regime extraordinário vigora até 30 de junho de 2023 ou até se esgotarem as verbas afetas ao mesmo. Por outro lado, há ainda uma linha de combate à inflação, cujo apoio financeiro corresponde a 50% do valor do aumento das despesas elegíveis.

Este apoio conta com um limite máximo de 10 mil euros e permite fazer face ao aumento de despesa suportada em 2022, em comparação com o ano de 2021. Igualmente, são elegíveis as faturas da eletricidade, gás, água, rendas não habitacionais e serviços de transporte que se revelem imprescindíveis ao desenvolvimento regular da atividade.

Por fim, este regime extraordinário vigora até 30 de setembro de 2023 ou até se esgotarem as verbas afetas ao mesmo. O programa Recuperar + Associações é um regime extraordinário de apoio ao Movimento Associativo Popular. Ao mesmo tempo, é financiado  através do Fundo de Emergência Social e de Recuperação de Lisboa (FES/RLX).

Poderá apresentar a sua candidatura no site oficial da iniciativa.


Quer comentar a notícia que leu?