No próximo dia 6 de junho, segunda-feira, a Sonae, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), vai realizar o “Dia do Recrutamento”, com vista a oferecer várias oportunidades de emprego a refugiados ucranianos, acolhidos em Portugal. A Sonae tem disponível cerca de 300 oportunidades de emprego na região da Grande Lisboa.
A Câmara Municipal de Lisboa e Sonae vão realizar na próxima segunda-feira, 6 de junho, uma ação especial de recrutamento de refugiados ucranianos na Praça do Município, em Lisboa. O grupo Sonae tem, neste momento, 1.000 ofertas de emprego em aberto, 300 na região de Lisboa.
A ação, no âmbito do Sonae For Ukraine, realiza-se na Praça do Município de Lisboa, entre as 10h00 e as 18h00, e visa «acelerar a integração profissional dos refugiados ucranianos em Portugal que procuram oportunidades de trabalho que lhes permitam minimizar os impactos da guerra na sua vida», justifica a Sonae.
«O processo de recrutamento está focado nas competências profissionais e conhecimentos dos candidatos, procurando corresponder o seu perfil com oportunidades de emprego no Grupo Sonae», refere a companhia.
O grupo tem atualmente «cerca de mil oportunidades de emprego em aberto em todo o país, 300 delas na região de Lisboa, e em diversas funções e setores de atividade, as quais podem ser aproveitadas pelos refugiados», informa.
O programa Sonae For Ukraine conta com a mobilização de recursos e know-how do grupo para apoiar os refugiados da guerra na Ucrânia, através de três eixos de atuação: Chegada, Acolhimento, Emprego, e conta «com a colaboração de dezenas de colaboradores das várias empresas do Grupo para a sua operacionalização».
«Os eixos de Chegada e Acolhimento têm sido trabalhados em coordenação, nomeadamente com o Alto Comissariado para as Migrações, autarquias locais e centros de acolhimento em várias regiões do país», refere a Sonae. Quanto ao eixo emprego, o grupo empresarial criou uma plataforma bilingue para facilitar os processos de recrutamento.
Os candidatos interessados em participar neste dia devem preencher um formulário, que se encontra em https://bit.ly/3lP2fqs
As entrevistas, com duração de cerca de 20 minutos, não são pré-agendadas pelo que qualquer candidato interessado apenas terá que aguardar na loja que um dos entrevistadores esteja disponível para realização da entrevista.
A Vereadora Laurinda Alves, responsável pelo Pelouro dos Direitos Humanos e Sociais do Município, estará presente pelas 12h30, juntamente com o Diretor de Recursos Humanos da Sonae, Eduardo Mendes, para assinalar esta iniciativa, esperando que esta ação represente a oportunidade de emprego para a integração plena de muitos refugiados ucranianos que escolheram Lisboa para fugir da guerra.