CÂMARA DE LISBOA LANÇA APP LISBOA.24

0

A Câmara de Lisboa dispõe, desde hoje, uma aplicação, a Lisboa.24 que permite ao munícipe identificar e reportar situações e ocorrências na cidade em questões de emergência e situações com mais impacto no quotidiano das pessoas.

A app Lisboa.24, que hoje é apresentada, é uma aplicação móvel da Câmara Municipal para informar os cidadãos sobre o que de mais importante acontece na cidade, nomeadamente em termos de proteção civil e trânsito.

Segundo uma nota da Câmara de Lisboa, «grande parte da informação agora disponibilizada ao público tem origem na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, sistema de informação que integra múltiplas fontes de dados em tempo real e alimenta a gestão da informação de emergência da cidade, que vai da segurança ao trânsito.

Com uma utilização intuitiva, esta app transmite «a todos os utilizadores avisos à população sempre que esteja em causa a segurança das pessoas e notificações ou informações diversas, como situações de emergência que tenham impacto na via pública, obras, condicionamentos de trânsito, parques de estacionamento disponíveis ou rede de bicicletas Gira», informa ainda a nota divulgada pela Câmara de Lisboa.

No entanto, salienta a edilidade, «todas as notificações são opcionais, exceto a opção de avisos à população em matéria de segurança, que pela sua importância não é possível desativar. Estão também disponíveis na app informações na área da proteção civil, contactos úteis e novidades sobre a cidade e o município».

Nesta fase de crise pandémica são ainda transmitidas informações sobre as medidas Covid-19 promovidas pelo município, com destaque para a plataforma «Estamos Abertos», cujo objetivo é divulgar informação sobre os estabelecimentos abertos na cidade durante este período, horários de funcionamento e serviços adicionais.





Para a Câmara, esta app representa mais e melhor informação e não está dependente de qualquer registo o acesso à informação, embora este procedimento seja «aconselhável para uma utilização mais personalizada, de acordo com o perfil definido por cada utilizador».

Assim, a autarquia dispõe já de uma aplicação que permite ao munícipe identificar e reportar situações e ocorrências na cidade, mas a Lisboa.24 constitui um salto qualitativo na informação direta e atual em questões de emergência e situações com mais impacto no quotidiano das pessoas.

Já está disponível para download nas lojas IOS e Android e será atualizada, sempre que se justifique, com novos conteúdos e funcionalidades.

Escreva aqui o seu comentário...