CÂMARA DE LOURES VAI DAR MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL A ZICKY

O presidente da Câmara Municipal de Loures vai propor a entrega da medalha de mérito municipal ao jogador Izaquiel Gomes Té (Zicky), que foi a peça fundamental na revalidação do título de campeão da Europa de Futsal. O anúncio foi feito no decorrer da homenagem ao atleta, no Pavilhão Paz e Amizade.

A Câmara Municipal de Loures homenageou ontem, 11 de fevereiro, pelas 19h00, o jovem jogador de futsal Izaquiel Gomes Té (Zicky), que se sagrou recentemente Campeão Europeu da modalidade ao serviço da Seleção Portuguesa, numa cerimónia presidida pelo presidente da autarquia, Ricardo Leão, e que decorreu no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

Zicky Té nasceu na Guiné-Bissau, tendo chegado a Portugal aos seis anos de idade. Os primeiros toques na bola do pivô que enverga a camisola 6 da Seleção Portuguesa de Futsal «começaram no rinque do bairro, em Santo António dos Cavaleiros, na companhia de amigos», realçou Ricardo Leão, salientando que a prática desportiva do atleta começou em Loures.

Por seu turno, o jovem atleta de Santo António dos Cavaleiros, de apenas 20 anos, confirmou as afirmações de Ricardo Leão, salientando que «a sua história como atleta começou no Pavilhão Paz e Amizade.

Conhecido por Zicky devido a uma prima, o jogador cresceu a jogar em Santo António dos Cavaleiros, em Loures, e entrou no futsal por influência de amigos no GROB – Grupo Recreativo Olival Basto, na época de 2011/2012, juntando-se ao PSAAC – Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube na mesma época. A chegada ao Sporting deu-se dois anos depois, quando era apenas infantil, pela mão de Nuno Dias, treinador dos leões.

Após ter anunciado que vai propor a atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao jogador, durante as comemorações do aniversário do município, Ricardo Leão recordou o percurso meteórico do atleta que manteve sempre a sua ligação a Santo António dos Cavaleiros e ao Pavilhão Paz e Amizade, onde chegou aos 13 anos para frequentar as aulas de formação do Sporting que, na altura, usava o Pavilhão para a formação nos diferentes escalões do clube de Alvalade (iniciados, juvenis e juniores) até chegar à equipa principal. O resto é história.





Entre 2020 e 2022, Zichy conquistou tudo o que havia para ganhar: no Sporting venceu o Campeonato, a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Liga dos Campeões e a Supertaça. Na Seleção sagrou-se campeão Mundial, em 2021, e europeu, já em 2022. Zicky juntou aos troféus coletivos vários prémios individuais, com destaque para o de melhor jogador jovem de futsal do mundo e de melhor jogador do Campeonato da Europa.

Quer comentar a notícia que leu?