No Dia do Munícipio, que se comemorou esta quarta-feira, dia 7 de junho, a Câmara de Oeiras comemorou os 20 anos do Parque dos Poetas, no Templo da Poesia, com o descerramento de uma placa comemorativa.
Nesta cerimónia, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, reforçou que o Parque dos Poetas é resultado de um desejo antigo. “A querença é essencial na celebração dos dias. Tenho procurado, desejado, sonhado”, disse o autarca, lembrando que “Oeiras, década a década, tem crescido e melhorado”.
Desta forma, sublinhou a sua “alegria” por assistir a este crescimento. “Há 30 anos, aqui estendia-se uma colina desolada, que podia ter-se transformado num conjunto edificado”, como em tantos outros pontos do país. Contudo, a autarquia preferiu ali construir “um parque inspirado e inspiracional”.
Neste sentido, reforçou Isaltino Morais, a Câmara de Oeiras fez “aquisição de terrenos e cedeu outros para chegar aos 23 hectares que hoje constituem o maior parque dedicado à Poesia da Península Ibérica e um dos grandes parques temáticos dedicados à Cultura na União Europeia”. O Parque dos Poetas situa-se na vila de Oeiras, “na ligação entre Oeiras e Paço de Arcos” e a sua primeira fase foi inaugurada precisamente há 20 anos, a 7 de junho de 2003.
Espaço só foi possível graças a ideias e vontades comuns
“Desde então, sucessivamente, abrimos a segunda e a terceira fase”, referiu o presidente da CMO. Atualmente, “é uma realidade incontornável na vida de Oeiras, da Grande Lisboa e do país”. Por outro lado, o edil reforçou que este espaço só foi possível graças a uma “conjugação de vontades e de ideias”. Isaltino Morais lembrou algumas pessoas que foram determinantes na construção do Parque dos Poetas, tais como Francisco Simões, David Mourão Ferreira, Afonso Praça, ou Vasco Graça Moura, entre outros.
“Em conjunto, foram essenciais para ajudar a traçar um caminho para as nossas escolhas”. Atualmente, o Parque dos Poetas conta com esculturas de 36 autores, e que celebram “60 poetas de 10 países e territórios de Língua Portuguesa”. Contudo, Isaltino Morais sublinhou que, para além da poesia, a autarquia tem ainda apostado na cultura “ao lado da ciência, educação, tecnologia, como contributo àquilo que nos distingue”.
Aqui, o autarca deu como exemplo o Prémio de Poesia de Oeiras, bem como outras iniciativas culturais. Por fim, os 20 anos do Parque dos Poetas foram ainda assinalados com o lançamento de uma coletânea. Esta, intitulada ‘Antologia dos Poetas’, contará com os trabalhos de 20 autores representados na primeira fase do parque. “Estou muito feliz por ver como os oeirenses aqui se encontram, fazendo do parque parte da nossa casa comum, Oeiras”, concluiu Isaltino Morais.
Comemorações do Dia do Município incluíram ainda uma sessão solene e uma inauguração
No entanto, para além dos 20 anos do Parque dos Poetas, a Câmara de Oeiras assinalou este feriado municipal com uma sessão solene no Palácio Marquês de Pombal, onde foram entregues diversas medalhas municipais a personalidades e entidades de relevo no concelho. Já da parte da tarde, houve ainda a inauguração do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, após obras de requalificação.