CÂMARA DE OEIRAS DISPONÍVEL PARA FINANCIAR AQUISIÇÃO DE VACINA ANTI-GRIPE

Já abriram as novas instalações dedicada à resposta Covid-19 em Algés. O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelo diretor geral da ACES – Lisboa Ocidental e Oeiras, Rafic Ali Nordin, inaugurou ontem, esse novo centro de testagem.

 O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou ontem que a «autarquia está disponível para adquirir mais vacinas anti-gripe, desde que elas estejam disponíveis mercado, porque a autarquia sempre defendeu a vacinação massiva da população do concelho como forma de minimizar os riscos de contágio pelo Covid 19». Isaltino Morais, que se afirma disponível para «auxiliar» o Governo na aquisição da vacina, inaugurou ontem, segunda-feira, as novas instalações da Área Dedicada a Resposta (ADR) COVID no Centro de Saúde de Algés (ACES).

Acompanhado por vereadores, pelo presidente da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo, Rui Teixeira, e pelo diretor da ACES – Lisboa Ocidental e Oeiras, Rafic Ali Nordin, o autarca de Oeiras referiu que «este é mais um serviço de saúde que vai permitir melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde», o que contribuirá para um melhor atendimento dos habitantes do concelho».

Após sublinhar que, desde o início da pandemia, em Março, a autarquia se colocou «à disposição» das autoridades de saúde para dar respostas imediatas aos problemas mais prementes, nomeadamente aquisição de equipamentos de proteção individual e disponibilizando instalações, Isaltino Morais lembrou que a situação pandémica trouxe um conjunto de novos problemas que «afetam particularmente os mais frágeis, nomeadamente as pessoas isoladas» e aquelas que agora enfrentam o espectro do desemprego.

Reafirmando que a Câmara Municipal de Oeiras «está disponível para auxiliar naquilo que for solicitada», Isaltino Morais defendeu, dada a situação económica privilegiada de Oeiras, que a «autarquia, desde que haja vacinas anti-gripe no mercado, está disponível para auxiliar o Estado (que somo todos nós) na sua aquisição». O autarca lembra que os sintomas da «gripe e do Covid 19 são muito idênticos, o que dificulta um diagnóstico eficaz na altura da consulta».

Por seu turno, o diretor da ACES – Lisboa Ocidente e Oeiras, Rafic Ali Nordin, após agradecer os apoios dispensados pela Câmara e pelas Uniões de Freguesias e Juntas de Freguesia do concelho, anunciou que, desde março até anteontem, domingo, o Centro de Covid -19 de Paço de Arcos realizou testes em 5.500 utentes», cumprindo assim os desígnios para o qual foi criado.

No entanto, à semelhança do autarca, Rafic Ali Nordin adiantou que, «neste momento, com o aparecimento das gripes, cujos sintomas são muito idênticos ao do Covid 19, era necessário criar uma área dedicada aos doentes com problemas respiratórios e que estivesse próxima do hospital de referência, o São Francisco Xavier para os habitantes do concelho de Oeiras».

Até agora a funcionar no Palácio Anjos, este centro de testagem foi deslocalizado para novas instalações cedidas pela Câmara Municipal de Oeiras e irá permitir «o rastreio dos doentes com Covid, minimizando-se os riscos de contágio».

Segundo o diretor da ACES, este centro vai receber os utentes dos Centros de Saúde que «apresentem sintomas» e todos os doentes reencaminhados pelos hospitais e pelos médicos de família».

Esta ADR funcionará das 08.00 às 20.00, todos os dias da semana, com duas equipas em simultâneo, com capacidade de observação até 80 doentes/dia, durante o período de funcionamento e a possibilidade de colheita, até 50 teste SARS- CoV2/dia, no local, com leitura pelo Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, que irá dar resposta em 24 horas.

Os números referentes ao volume de testes a SARS- CoV2 no Palácio Anjos, mostram que, entre o dia 27 de março e 31 de outubro, foram realizados 5455 testes, com 13.6 % do total a testar positivo e 86.4 a testar negativo.

Todavia, é de referir ainda que a testagem no Palácio Anjos tem decorrido de forma organizada, com uma resposta célere por parte do Laboratório Joaquim Chaves.

Quer comentar a notícia que leu?