CÂMARA DE OEIRAS VAI ESCLARECER A POPULAÇÃO SOBRE O PROJETO DO ESPARGAL

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) convida a população a participar numa sessão de esclarecimento sobre a Unidade de Execução do Espargal, em Paço de Arcos. Esta iniciativa está marcada para o próximo dia 5 de setembro, terça-feira, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Até ao momento, a autarquia já colocou o projeto do Espargal à discussão pública e à sua apreciação e avaliação na Assembleia Municipal de Oeiras. Até ao momento, explica a CMO, foram recebidas 198 participações, cujos contributos foram tidos em conta para a elaboração final do projeto. Por sua vez, este novo modelo urbano propõe a criação de um corredor verde contínuo com 48 hectares, pedonal e ciclável, entre a Quinta do Torneiro e o Passeio Marítimo.

Ao mesmo tempo, este projeto prevê ainda a criação de uma passagem pedonal inferior entre o Parque dos Poetas e o Espargal. No entanto, também irá incluir uma passagem pedonal sob a linha do caminho-de-ferro, entre o Espargal e o Bairro J. Pimenta, bem como a requalificação da Rua do Chafariz e a criação de uma ciclovia entre as estações ferroviárias de Oeiras e Paço de Arcos.

Por fim, recorde-se que o projeto inicialmente previsto para o Espargal previa a construção de dois edifícios, com 19 andares cada, libertando a área envolvente para o corredor verde. Contudo, após análise e ponderação das participações recebidas, a Câmara de Oeiras reavaliou a posição do edifício poente, propondo uma nova solução na horizontal, ao longo da Rua do Chafariz.

A participação nesta sessão de esclarecimento é gratuita e não é preciso inscrição prévia. Desta forma, basta apenas comparecer no auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A sessão está marcada para as 18h00 da próxima terça-feira, dia 5 de setembro. O projeto irá ser realizado nos antigos terrenos onde, entre 1984 e 2019, as oficinas da CMO. Antes disso, o espaço chegou a pertencer à Junta Nacional dos Produtos Pecuários, onde funcionou o Matadouro Municipal. Esta entidade cedeu os terrenos à autarquia de Oeiras após o encerramento desta estrutura.

Quer comentar a notícia que leu?