Este selo já foi implementado na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz-Quebrada/Dafundo e vai ser alargado a todo o concelho. A iniciativa é gratuita e qualquer estabelecimento poderá aderir à mesma.
A novidade foi adiantada ao Olhar Oeiras pelo vereador responsável pelo pelouro do Ambiente e Bem-estar Animal, Nuno Neto, durante a Festa Animal, que se realizou em Miraflores no passado sábado, dia 21 de maio.
Segundo o autarca, este projeto, que permite que os munícipes possam entrar nas lojas acompanhados pelos seus animais, foi testado durante um mês e meio na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz-Quebrada/Dafundo e será agora alargado a todo o concelho. “Vamos lançar o desafio aos comerciantes para que os estabelecimentos adiram à iniciativa, sendo que este selo, que é afixado na porta, permite aos clientes entrarem com os seus animais”, acrescentou Nuno Neto.
De acordo com o mesmo, esta ideia partiu de um munícipe, que queria um gancho nas lojas para poder pendurar a trela do seu cão, sendo que a Câmara de Oeiras “quis ir mais longe” e pensou então neste selo, como forma de inclusão. No entanto, para usufruir desta iniciativa, os animais devem ir presos por uma trela, ter açaime (no caso das raças que assim o exijam), e ainda ter chip de identificação e as vacinas em dia.
Para além do selo de Estabelecimento Amigo dos Animais, Nuno Neto destacou ainda a colocação de abrigos para as colónias de gatos em vários parques e jardins públicos do concelho de Oeiras. Segundo o autarca, estas colónias são acompanhadas por georreferenciação e todos os animais que dela fazem parte são esterilizados e recebem cuidados de saúde adequados. Nuno Neto falou ainda da importância da esterilização, promovida pela autarquia, como forma de “erradicar o problema dos gatos de rua”.
A autarquia de Oeiras continua a promover a adoção de animais, através de campanhas e de eventos, como é o caso da Festa Animal. Todas estas iniciativas têm como objetivo promover a adoção dos animais que estão no Município, nomeadamente no Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras (CROAMO) e no Centro de Apoio Animal (CAA), bem como dar aconselhamento nutricional, realizar demonstrações caninas, bem como realizar outras atividades que alertam para o dever da cidadania e da consciência ambiental no seio da comunidade, estimulando para a adoção de Boas Práticas com os animais de companhia em meio urbano.
Depois de Oeiras e Miraflores, a próxima Festa Animal terá lugar no próximo dia 18 de junho, no Parque Urbano de Carnaxide, junto ao Centro Cívico. Depois, o evento volta a realizar-se a 17 de setembro, no Parque de estacionamento do Centro de Saúde de Barcarena; e novamente a 5 de outubro, no Jardim Municipal de Oeiras.