CAPITAIS VERDES DA EUROPA NOS PRÓXIMOS ANOS | Lisboa e Oslo unem esforços na área ambiental

0

Oslo será Capital Verde Europeia em 2019 e Lisboa no ano seguinte. Mas os presidentes de câmara de ambas as cidades têm vindo a unir esforços no sentido de promoverem oportunidades de colaboração.

Fernando Medina e Raymond Johansen reuniram-se em Lisboa recentemente e debateram assuntos comuns às duas cidades.

Otimizar as oportunidades de colaboração entre as duas capitais em áreas chave, particularmente, em matérias de sustentabilidade ambiental e, em segundo lugar, como os executivos progressistas podem trocar experiências e liderar alianças verdes na Europa e além-fronteiras, foram os pontos-chave que estiveram em cima da mesa das conversações.

À margem deste encontro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa referiu que “é uma feliz coincidência que Lisboa e Oslo – as duas ‘Capital Verde Europeia’ mais a sul e mais a norte da Europa –tenham recebido esta distinção em anos seguidos”.

Segundo Fernando Medina, este “é um sinal que,apesar de separadas por muitos quilómetros de distância, ambas partilham a mesma visão no que respeita à sustentabilidade nas suas diversas vertentes ambiental, económica e social”.





Na opinião do autarca, “Lisboa será certamente inspirada pela experiência de Oslo e vamos colaborar no sentido de mobilizar outras cidades no combate às alterações climáticas”.

Já Raymond Johansen lembrou que os autarcas têm que “trabalhar muito e em conjunto para conseguirem reduzir drasticamente as emissões de carbono e melhorar a qualidade do ar que respiramos”.

“Ao mesmo tempo”, acrescenta o autarca de Oslo, “ temos de conseguir manter um padrão de vida com qualidade”.

E conclui: “no próximo ano, Oslo é a cidade campeã das cidades verdes. Em 2020 passaremos o testemunho a Lisboa, e a cooperação entre as duas cidades, essa, vai continuar”.

A visita do presidente da câmara da capital norueguesa aconteceu cerca de um mês antes do arranque oficial da Capital Verde Europeia 2019, em Oslo, que decorrerá no fim de semana de 4 de janeiro.

OLHARES DE LISBOA Nº 6 | NATAL
 

Escreva aqui o seu comentário...