CARLOS MOEDAS RECEBEU A PRESIDENTE DA COMUNIDADE DE MADRID

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, recebeu quinta-feira, dia 14 de julho, a presidente da Comunidade Autónoma de Madrid, Isabel Diáz Ayuso. O objetivo deste encontro foi realizar uma reunião de trabalho entre a autarquia lisboeta e a madrilena.

Após este encontro, Carlos Moedas e a presidente da Comunidade de Madrid vão trabalhar em conjunto na área da inovação. Esta foi a primeira visita à capital do país por parte da autarca espanhola, que se comprometeu a fazer “intercâmbios de experiências” entre Lisboa e Madrid. Isabel Diáz Ayuso reconheceu ainda que há “muitas políticas” que podem ser feitas “de maneira conjunta”.

Esta reunião de trabalho teve como objetivo estreitar os laços entre ambas as cidades, que ainda no entender de Isabel Diáz Ayuso, têm vínculos em comum. Para a presidente da Comunidade Autónoma de Madrid , cerca de 35% dos turistas espanhóis que visitam Lisboa são oriundos de Madrid, o que, a seu ver, justifica esta troca de experiências com a a autarquia lisboeta.

Carlos Moedas e Díaz Ayuso vão assim trabalhar em conjunto em áreas como a inovação, cultura, e o empreendedorismo. Na sequência desta reunião de trabalho, realizou-se uma conferência de imprensa, na qual os dois autarcas salientaram a importância de “uma relação cada vez maior” entre as duas cidades, nomeadamente em termos “empresariais e turísticos”, já que muitas das empresas madrilenas encontram-se em Lisboa.

Moedas referiu ainda “estar a trabalhar mais na área da inovação” ao lançar, em Lisboa, a ‘Fábrica de Unicórnios’, que, na sua perspetiva, é “uma forma diferente de pensar a inovação” e de ter mais start-ups, e “mais empresas da Comunidade” em Lisboa.

O presidente da Câmara de Lisboa disse ainda que a autarquia pretende, em conjunto com Madrid, “criar laboratórios’de liberdade, tema que hoje precisamos para que os nossos empreendedores tenham liberdade para criar, para fazer empresas, não ser esmagados por impostos e por regras, isso é algo que temos em comum e vamos trabalhar”, acrescentou Carlos Moedas, explicando ainda que outra das intenções desta relação com a capital espanhola é ainda “fazer mais pelos jovens artistas”.

Ainda na mesma conferência, Carlos Moedas referiu que a visita da autarca madrilena é “um momento importante” para ambos, considerando que a mesma “representa muito daquilo que penso que falta na política”, que no entender do presidente da Câmara de Lisboa é “estar perto das pessoas, falar, ouvir e fazer política com elas”, explicou.

O autarca acrescentou ainda que Isabel Diáz Ayuso foi um dos seus grandes apoios na altura que apresentou a sua candidatura à Câmara de Lisboa. Segundo Carlos Moedas, esta ligação com a Comunidade Autónoma de Madrid vai ao encontro do compromisso em trabalhar para as pessoas, assumido pelo autarca durante a campanha eleitoral.

Quer comentar a notícia que leu?