CARLOS MOEDAS RECEBEU OS VENCEDORES DA TAÇA IBÉRICA

Belenenses dedica troféu a Pedro Varela

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, recebeu, esta terça-feira, dia 11 de abril, a equipa masculina de Rugby do Belenenses, vencedora da Taça Ibérica, nos Paços do Concelho.

O autarca começou a sua intervenção com uma saudação a João Mirra, treinador da equipa, bem como a todos os atletas e dirigentes do Belenenses, pela conquista da Taça Ibérica. “Soube da vossa vitória pelo telefone e foi uma emoção enorme”, sublinhou Moedas, salientando ainda que este troféu “é um orgulho enorme” para a cidade.

“Aquilo que vocês fizeram foi extraordinário porque o Rugby é um desporto extraordinário e que representa aquilo que nós queremos ser, uma cidade aberta, inclusiva e onde pessoas realmente contam”, acrescentou o presidente da CML, parabenizando toda a equipa técnica do Belenenses. Lisboa é a cidade que mais vezes ganhou a Taça Ibérica, e por isso, Carlos Moedas sublinhou a capacidade da equipa em colocar a cidade “no topo”.

Valores do Rugby são essenciais para o país

No entanto, e recordando uma entrevista recente de João Mirra, o autarca considera que a “hegemonia é sempre temporária e essa ambição vocês têm que manter”. Por sua vez, “só pode se ter essa ambição se continuarem com o trabalho que fazem e a continuar a trabalhar todos os dias”, acrescentou Moedas.

O edil salientou ainda a importância do trabalho de equipa, que é essencial no Rugby. Para além do espírito de equipa e da ambição, o presidente da CML falou ainda da importância dos valores, sobretudo em “ganhar com humildade e perder com dignidade”.

Na sua perspetiva, estes valores juntam-se ao “sentido de compromisso, a integridade, e a vontade da superação”. Ao mesmo tempo, estão bem presentes no código de conduta da equipa de Rugby do Belenenses, mas também “do bom cidadão e dos nossos lisboetas”. Moedas reforçou que estes valores são “importantes nos dias de hoje e importante para o nosso país”.

A equipa do Belenenses foi recebida nos Paços do Concelho. Para Carlos Moedas, este edifício é “a mais alta instância da nossa cidade e que representa a força dos nossos portugueses e da nossa nação”. Por sua vez, o edil considerou que se sente “pequeno e humilde” quando aqui entra diariamente, dada a importância histórica dos Paços do Concelho.

“Lisboa está-vos mesmo muito agradecida. Os lisboetas agradecem-vos pela alegria que nos trouxeram e saberem que esta casa também é vossa”, concluiu Carlos Moedas. O presidente reforçou que o Desporto é fundamental para a cidade e, por isso, a autarquia irá “continuar a investir” nesta área.

Centro de Enfermagem Queijas

Belenenses dedica troféu a Pedro Varela

Por sua vez, o presidente do Belenenses, Patrick Morais de Carvalho, considerou que esta homenagem nos Paços do Concelho “é um momento muito importante” para a equipa e para o clube. O dirigente deixou ainda uma palavra de apreço aos capitães da equipa masculina de Rugby, Tomás Sequeira e Sebastião da Cunha, bem como à restante equipa e técnicos do Belenenses. De seguida, Patrick Morais de Carvalho fez ainda uma menção especial a Pedro Varela, “um grande dirigente do Rugby e do Belenenses que nos deixou no último ano”.

De acordo com o presidente, foi Pedro Varela que fez com que a modalidade e o clube seja aquilo que é hoje. “Dedicamos-lhe também este título e com saudade”, acrescentou. Contudo, Patrick Morais de Carvalho salientou que Lisboa é a cidade que mais vezes ganhou a Taça Ibérica, mas o Belenenses foi a primeira vez que a conquistou. “Portugal já ganhou 17 vezes e Lisboa 13”, acrescentou.

Por isso, é esta realidade que “confirma a importância do Rugby para a cidade e a importância de Lisboa no Rugby nacional e ibérico”. O presidente do Belenenses recordou ainda que, este ano, disputa-se o Mundial em França. “O grosso dos jogadores selecionados são atletas formados em Lisboa e em clubes da cidade”, acrescentou.

Patrick Morais de Carvalho salientou apoio da CML

Desta forma, o dirigente deixou ainda um agradecimento à Câmara de Lisboa “por todo o apoio que tem dado aos clubes e ao Rugby”. “Sou presidente do Belenenses há nove anos e portanto sou testemunha privilegiada dessa situação, porque sempre encontrei do lado da autarquia um apoio extraordinário”, reforçou Patrick Morais de Carvalho.

O dirigente lembrou que a CML e o Belenenses “são duas instituições centenárias” e por isso, há que “ter memória”. O mesmo recordou que estes apoios começaram durante a gestão de Fernando Medina. Por isso, lembrou que estas transições de poder implicam a necessidade de “tempo para afinar processos, o que nem sempre é fácil”.

No entanto, e nos dias de hoje, as questões que o clube tinha pendentes “estão ultrapassadas”. Por isso, Patrick Morais de Carvalho salientou o mérito de Carlos Moedas e da vereadora Joana Almeida no desbloqueio destas dificuldades.

Clube é um símbolo da cidade

O presidente do Belenenses lembrou que, muitas vezes, estes são “processos muito complexos”, mas “estruturantes para a zona ocidental de Lisboa”. Por outro lado, lembrou ainda que a autarquia foi fundamental na “viabilização do Belenenses e sem esse projeto muito dificilmente esta equipa estaria como campeã da Taça da Taça Ibérica”. O Belenenses tem atualmente mais de três mil atletas, distribuídos em diversas modalidades como Futebol, Rugby, Andebol, Natação, entre outras. Por isso, é um símbolo, não só da zona ocidental de Lisboa, mas também de toda a cidade.

“Se for ao Mercado da Ajuda, ao Mercado de Alcântara, vai encontrar em muitas bancadas o emblema do Belenenses”, ressalvou o presidente do clube, lembrando ainda as dezenas de crianças que se deslocam diariamente até ao Restelo para praticar desporto. “A verdade é que o Belenenses está presente em todo o lado mas queremos fazer mais e melhor”, concluiu. Por isso, mostrou toda a disponibilidade do clube em “fazer tudo o que estiver ao seu alcance para continuar a dinamizar o desporto na cidade”.

Presidentes de Junta e ilustres do Belenenses presentes na cerimónia

No final da cerimónia, Carlos Moedas entregou uma estatueta de Santo António de Lisboa aa Patrick Morais de Carvalho, a João Mirra e a Tomás Sequeira e Sebastião Cunha. Por sua vez, o presidente do Belenenses entregou uma oferta do clube a Carlos Moedas. Esta homenagem contou ainda com a presença dos presidentes das Juntas de Freguesia de Belém e Campolide, Fernando Ribeiro Rosa e Miguel Belo Marques, respetivamente.

Também esteve presente a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse, e demais vereadores da autarquia. Por fim, também figuras ilustres do Belenenses marcaram presença nesta homenagem. Carlos Viana de Carvalho, Luís Coelho, António Filipe, Paulo Amaral, Manuel Fonseca Costa, ou o cantor Luís Represas, entre outros, foram alguns dos presentes.

Quer comentar a notícia que leu?