O Carnaval de Loures regressou ao concelho entre os dias 4 a 22 de fevereiro, e após dois anos de condicionamentos devido à pandemia. O evento teve como tema ‘Explosão de Alegria’ e começou com um “pré-Carnaval”, no Pavilhão Feliciano Bastos, no dia 4. No total, foram quase 200 mil pessoas que assistiram aos dois desfiles que integravam a programação do evento.
De acordo com João Silva, responsável pela organização do Carnaval de Loures, o balanço da edição do Carnaval de Loures deste ano “é muito positivo”. Por sua vez, os momentos mais altos “foram o desfile de terça-feira e os bailes de segunda-feira”.
No mesmo sentido, o evento contou ainda com as tradicionais Tasquinhas, no Parque das Tinalhas, em Loures, e ainda com diversos divertimentos para todas as idades. Esta iniciativa durou 12 dias e contou “com uma afluência de cerca de oito mil pessoas”. Igualmente, houve ainda um desfile Motard pela freguesia de Loures, com início e fim no Largo 4 de Outubro.
Por outro lado, o Carnaval de Loures contou ainda com uma Invasão Foliona pelas ruas do centro de Loures, e a habitual recepção aos Reis, no Largo 4 de outubro. Ao mesmo tempo, a programação contou com dois desfiles pelas ruas de Loures. Assim sendo, o primeiro realizou-se no dia 19 de fevereiro, domingo, e o segundo na terça-feira de Carnaval.
O desfile de domingo contou com “70 a 80 mil espectadores” e o de terça-feira, “entre 80 a 90 mil pessoas”, adiantou João Silva ao Olhar Loures. Por outro lado, o orçamento para a edição deste ano do Carnaval de Loures foi a rondar os 350 mil euros. Neste sentido, esta verba é a soma de todos os apoios que são dados pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Loures, e ainda dos patrocinadores, grupos e Associação Carnaval de Loures.
Grupo dos Saloios representou os Reis do Carnaval
Os desfiles contaram com 20 grupos, 15 carros alegóricos e 2500 figurantes. Por sua vez, os Reis do Carnaval foram representados pelo Grupo dos Saloios, através de Célia Barroso e José Manuel Malhão.
O Carnaval de Loures terminou na quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro, com a despedida do Rei D. Ocarário L, no Largo 4 de Outubro. Ao mesmo tempo, realizou-se também tradicional cortejo fúnebre do Carnaval 2023, pelas ruas da cidade de Loures.
Por fim, deu-se a leitura do testamento do Rei Momo D. Ocarário L, no Parque Adão Barata. Esta iniciativa antecedeu um espetáculo de fogo de artificio, no mesmo local, e que serviu para encerrar a edição de 2023 do Carnaval de Loures. Por sua vez, o espetáculo contou com “cerca de quatro mil pessoas” a assistir.
No entanto, e após dois anos marcados pela pandemia, João Silva adiantou ainda ao nosso jornal que o número de espectadores “foi igual” ao das últimas edições do Carnaval de Loures. Por outro lado, e para já, ainda não foi apurado o retorno financeiro do evento. Daqui a dois meses, a organização irá começar a trabalhar para a edição de 2024 do Carnaval de Loures. Este, por sua vez, será nos mesmos moldes que a edição deste ano, finalizou João Silva.