CARNAXIDE APOSTA NO CRESCIMENTO E VAI TER MAIS 69 CASAS CONSTRUÍDAS PELA CÂMARA

Mais crescimento económico, habitação e educação para todas as localidades da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, são alguns dos temas da edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas , já disponível para download.

O maior investimento de sempre na habitação de iniciativa municipal no concelho, é uma das noticias principais da edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queixas, que realça o facto de 64 casas irem ser construídas em Carnaxide. De facto, o acesso à Habitação é uma prioridade do atual executivo camarário. «Direito fundamental e, simultaneamente, a base de uma sociedade estável e coesa porque é o pilar a partir do qual são determinadas as condições de acesso à educação, à saúde ou ao emprego por parte dos cidadãos», afirma Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, anunciando que o município vai ter 1500 novas casas até 2030 em regime de renda acessível e 750 em regime de renda apoiada, financiadas pelo Plano Recuperação e Resiliência (PRR).

Aliás a habitação foi o tema central do discurso de Isaltino Morais, durante as comemorações do Dia do Município de Oeiras, que assinalaram também os 263 anos de elevação de Oeiras a concelho.

As cerimónias começaram com uma Sessão Solene, nos jardins do Palácio Marquês de Pombal, onde foram distinguidos cidadãos e as instituições que se têm destacado e contribuído para tornar Oeiras num Município de excelência. Isaltino Morais fez questão de realçar, nesse dia, que Oeiras, apesar de ser um dos concelhos “com menor dimensão territorial”, tem atualmente das melhores situações socioeconómicas da região.

No mesmo sentido vão as declarações de Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, que quer «continuar a apostar na politica de proximidade», explicando que, neste mandato, a prioridade na sua agenda é essencialmente «uma política de proximidade com as populações, porque considera ser fundamental trocar impressões acerca das necessidades que a freguesia apresenta, para ajustar situações como o estacionamento, as questões culturais e também no campo social. “Os presidentes da Junta de Freguesia são os interlocutores que temos mais próximos de cada munícipe, daí a sua importância em desenvolverem políticas de proximidade”, refere o autarca.

Francisco Gonçalves, o vice-presidente da Câmara de Oeiras, esteve na A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Linda-a–Pastora (AHBVLP), com 131 anos, que comemorou a passagem de mais um aniversário, a 10 de julho, com a inauguração de quatro novas viaturas e com uma sessão solene, que contou, também, com do presidente da União de Freguesia de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira.






Mas o mês de julho também ficou marcado com a conquista pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas do 2º lugar na Liga das Freguesias da 4ª edição dos Jogos de Oeiras, um programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Oeiras que dá oportunidade aos jovens de participarem e competirem em 14 modalidades desportivas e cuja cerimónia de encerramento se realizou no Centro Cívico de Carnaxide.

O vereador da Cultura e Desporto, Pedro Patacho, presente na cerimónia de entrega de prémios, revelou que «os jogos de Oeiras vieram para ficar», prevendo-se que eles sejam alargados a todas escolas do concelho.

Ainda na área do lazer, Olhares de Carnaxide e Queijas recorda que Oeiras, além de ser o único município da Área Metropolitana de Lisboa com todas as praias oficiais com Bandeira Azul, tem em 2022 uma série de novidades. Só este este ano, além de terem sido criadas novas instalações sanitárias, um parque Fitness Outdoor e feito o reforço da iluminação noturna na Praia da Torre, a autarquia também instalou sanitários amovíveis nas praias de Paço de Arcos e de Caxias e criou 31 lugares de estacionamento junto à praia de Santo Amaro.

Apesar de não ter tido chamada de primeira página, a primeira mostra do projeto MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo merece um destaque especial na edição impressa, que realça que a mostra está patente, até 30 de setembro, no Palácio Anjos, como obras de Polly Noir, Louise Bourgeois, Sara Maia e muitos outros. A exposição “Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, com curadoria de Marta Crawford e Fabrícia Valente, convida a refletir sobre a sexualidade feminina, «enaltece o tema ‘Amor Veneris’, numa perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente».

Por último, falamos do selo de estabelecimentos amigos dos animais, cuja experiência piloto ocorreu na União de Freguesia de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo, e que já foi alargado a todos os espaços públicos de atendimento municipal, nomeadamente na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. A iniciativa é gratuita é «aberta» a qualquer estabelecimento, revelou o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente e Bem-estar Animal, Nuno Neto

Descarregue  OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS Nº 14 e leia no seu computador ou equipamento móvel

NR: Em breve em todas as caixas de correio residencial da União de Freguesias

 

 

Quer comentar a notícia que leu?