CARNAXIDE E QUEIJAS ESPERAM NOVE MIL JOVENS PARA A JMJ

As localidades de Carnaxide e Queijas deverão acolher cerca de nove mil jovens que irão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 1 a 6 de agosto. Para já, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) está a apoiar as paróquias na recepção aos participantes, e está ainda a organizar um evento de recepção no Centro Cívico de Carnaxide, a 31 de julho.

De acordo com o presidente da UFCQ, Inigo Pereira, ao Olhares de Carnaxide e Queijas, estes nove mil jovens irão ficar alojados nas escolas da freguesia. Por isso, sublinha o autarca, é imperativo concluír as intervenções que decorrem neste momento nos estabelecimentos. Estas obras, explicou o presidente, decorrem no âmbito da delegação de competências da autarquia para as juntas.

Por sua vez, irão incidir na pintura total “do exterior da Escola Vieira da Silva”, em Carnaxide, e ainda em pequenas intervenções em “quatro salas de aula e uma biblioteca da Escola Cesário Verde”, em Queijas. Ainda em relação à JMJ, a UFCQ vai ainda montar um palco no Centro Cívico de Carnaxide, com o objetivo de promover um evento de recepção aos jovens participantes.

O evento está marcado para o dia 31 de julho, e contará com uma missa ao ar livre e também atuações de associações locais. Por outro lado, acrescenta Inigo Pereira, a UFCQ “irá também apoiar as paróquias da freguesia no acompanhamento dos jovens durante a semana que aqui estiverem”.

Outros eventos

No entanto, para além da recepção aos jovens participantes na JMJ, Inigo Pereira destacou ainda a realização das Festas de Nhu Santiago, marcadas para o final de julho no Alto dos Barronhos, na Outurela. O evento, mais uma vez, conta com o apoio da UFCQ, que está também a preparar as Festas de Queijas, em setembro, e depois as Festas de Carnaxide, em outubro.

Para já, o presidente da UFCQ destacou o sucesso das Festas da Rocha, que aconteceram em maio em Linda-a-Pastora. “Houve uma grande adesão por parte da população”, salientou o autarca, lembrando que o evento foi ainda “uma oportunidade para as associações locais mostrarem o trabalho que têm vindo a realizar”. Para breve, o Santuário de Nossa Senhora da Rocha vai entrar em obras, o que obrigará a que, no próximo ano, as Festas da Rocha se realizem noutro local.

Por fim, destacou também o desfile de Carnaval, que se realizou em fevereiro, e que contou com a participação de milhares de alunos das escolas da freguesia. O evento já não se realizava há três anos, devido à Covid-19, e “foi um enorme sucesso”, ressalvou o presidente da UFCQ, que faz também um balanço positivo dos vários arraiais que tiveram lugar na freguesia e que foram organizados pelas diversas associações existentes no território da UFCQ.

Intervenções no espaço público

Ainda de acordo com Inigo Pereira, “este ano, de janeiro até agora, tem sido o ano que temos realizado mais intervenções no espaço público”. Desta forma, o presidente adiantou que, até ao momento, a UFCQ tem colocado, em diversos pontos da freguesia, várias rampas e corrimões para facilitar a mobilidade das pessoas com dificuldades de locomoção. Por outro lado, “continuamos a tratar da manutenção dos espaços verdes e das escolas” da freguesia, acrescentou Inigo Pereira.


O autarca reforça ainda que, no caso do cemitério, a UFCQ está atualmente a “pintar o interior e o exterior do muro, e ainda a realizar umas intervenções de melhoria na capela interior do cemitério”.  Por fim, acrescenta, a UFCQ continua, diariamente, a “trabalhar na manutenção dos passeios” da freguesia.

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?