CASAL VISTOSO RECEBE XX TORNEIO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

0

O pavilhão Municipal Casal Vistoso, em Lisboa, vai receber no próximo fim-de-semana o XX Torneio Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas, uma modalidade que faz parte do programa desportivo dos Jogos Paralímpicos desde 1960.

Realiza-se nos dias 09 e 10 de outubro, entre as 08,15 h às 18,30 e das 08,30 h às 14,00 h, respetivamente, no Pavilhão Municipal Casal Vistoso, o XX Torneio Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas, em que participam a equipa organizadora- APD-Lisboa (Campeão Nacional), a APD-Braga e mais duas equipas nacionais e que conta ainda com a participação especial da Equipa do Odivelas BC- SIMECQ.

A Associação Portuguesa de Deficientes (Organização Não Governamental, fundada em 1972, agraciada com o Prémio Direitos Humanos 2009 e com o título de Membro-Honorário da Ordem do Mérito da República Portuguesa em 2014) espera que este Torneio «venha, mais uma vez, a constituir um acontecimento desportivo e uma forma de sensibilizar a população para as potencialidades do desporto praticado pelas pessoas com deficiência».

Inscrita no programa desportivo dos Jogos Paralímpicos desde a sua primeira edição, em Roma 1960, o basquete em cadeira de rodas foi inicialmente praticado por soldados norte-americanos que perderam parte da capacidade motora devido aos graves ferimentos causados durante as batalhas na Segunda Guerra Mundial e que usavam o desporto como reabilitação.

De acordo com as regras do basquete em cadeira de rodas, um jogador deve efetuar um arremesso, passar ou jogar a bola, a cada dois impulsos dados na cadeira. Por outro lado, coisas como o tempo de jogo (quatro quartos de 10 minutos), tamanho da quadra (28m de comprimento por 15m de largura), altura da cesta (3,05m) e número de atletas em quadra, por time (5), seguem o padrão do basquetebol olímpico.




DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here