CASCAIS DESAFIA MUNICIPES A REIVENTAREM OS SEUS BAIRROS

Reinvente o seu Bairro é o novo programa da Câmara Municipal de Cascais que desafia os munícipes a «darem» uma ideia para a criação de melhores bairros no concelho, partindo do principio «que se juntar os seus vizinhos, pode mudar o seu bairro?»

Reinvente o seu Bairro é um programa da Câmara Municipal de Cascais que disponibiliza recursos para a concretização de projetos de grupos de munícipes vizinhos, com o intuito de qualificar a zona onde habitam, estudam ou trabalham e de melhorar a vivência desse território. «E, para tudo isto, só tem de unir e partilhar as ideias da sua comunidade», adianta a Câmara Municipal Cascais.

Segundo a autarquia, «o processo é simples – terá de apresentar uma candidatura como um grupo de cidadãos e cujos representantes participam previamente em ações de capacitação realizadas no âmbito do programa». Para tal terá de participar no Seminário – que se realiza online hoje, 5 de fevereiro, das 10h às 12h – bem como num dos workshops que vão ser realizados de 12 de fevereiro a 12 de março.

As candidaturas podem ser apresentadas por grupos informais de 6 a 12 pessoas a partir dos 8 anos de idade, sendo constituídos, no mínimo, por 50% de residentes da área de intervenção. Os restantes podem ser estudantes ou trabalhadores(as) no concelho de Cascais. Mas atenção – os elementos do grupo não podem pertencer ao mesmo agregado familiar, salvo se forem menores de idade. Quando o grupo integrar menores, terá de ter um mínimo de dois adultos.

Dinamizar a vida comunitária e a cidadania, melhorar a vivência do espaço físico da rua, praça ou bairro, e promover a inclusão, são os principais objetivos deste programa, cujos projetos a implementar devem estar circunscritos a uma rua (ou uma parte da rua), praça ou bairro do concelho, ser destinados a todos(as) os(as) munícipes da área de intervenção e promover relações de proximidade entre munícipes vizinhos desse território.

«Não perca tempo! Junte-se aos seus vizinhos e ajude a melhorar o seu bairro», é o desafio lançado pela Câmara de Cascais aos munícipes.





Quer comentar a notícia que leu?