CASCAIS ESTÁ A PROMOVER DIA MUNDIAL DA SAÚDE COM DIVERSAS INICIATIVAS

Rastreios e uma mega aula de Zumba na Baía de Cascais são outras das propostas

A Câmara de Cascais está a assinalar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), com uma semana de iniciativas que privilegia a vida saudável. Desde a passada sexta-feira, dia 31 de março, que a autarquia está a alertar, sensibilizar e prevenir a população para diversas questões de saúde.

Neste sentido, as comemorações do Dia Mundial da Saúde irão abordar temas como saúde mental, bem-estar, medicação, sono, entre outras, através da inauguração de novos espaços de saúde, apresentação de novos serviços, rastreios, webinars, debates e showcookings.

Até sexta-feira, dia 7 de abril, esta iniciativa está a promover a literacia em saúde, bem como hábitos de saúde diários e serviços que melhoram a qualidade de vida. No entanto, esta segunda-feira, dia 3 de abril, realizou-se a ação “10 minutos à Conversa sobre Postura a Caminhar”, em parceria com o ACES, na Praça Fernando Lopes Graça, em Tires.

Ao mesmo tempo, houve ainda a divulgação dos novos espaços de teleconsulta do concelho, dinamizados pela Cruz Vermelha Portuguesa, Cercica de Rana e AISA. O dia terminou com a apresentação do livro “O Teu Mal é Sono” e uma conversa sobre o Sono, na FNAC do Cascaishopping.

Esta obra é um livro prático com informação científica, apresentada de forma simples e descomplicada, e da autoria de Bruna Reis e Sofia Rebocho. As também autoras do podcast com o mesmo título, dão dicas úteis para dormir melhor, e ainda reconhecer os principais distúrbios do sono e a saber quando devemos pedir ajuda.

Para esta terça-feira, dia 4 de abril, realizou-se novamente a ação “10 minutos à conversa sobre Exercício e Alimentação”, na Praceta Nossa Sr.ª da Assunção, em Trajouce. Pelas 10h30, foi apresentado o projeto “Consultas sem Paredes”, no Anfiteatro Parque Marechal Carmona.

Contudo, da parte da tarde, às 15h00, está marcado o showcooking “Conversas com Sabor”, na AISA, na Malveira da Serra. Por fim, entre as 15h00 e as 17h00, haverá um rastreio à Diabetes, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, na AISA.

Rastreios e uma mega aula de Zumba na Baía de Cascais são outras das propostas

Para esta quarta-feira, dia 5 de abril, haverá, no Mercado da Vila, um rastreio cardiovascular, entre as 09h00 às 13h00. Aqui, os participantes poderão ver os níveis de colesterol total, tensão arterial, Índice de Massa Corporal e perímetro abdominal. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Essilor.


Pelas 10h00, a Unidade de Saúde Familiar de Carcavelos recebe, às 10h00, a iniciativa “10 minutos à conversa sobre Atividade Física e Saúde Mental”. Já pelas 12h30, haverá o showcooking “Saber Mais, Comer Melhor”. Neste sentido, a Food Lab, no Mercado de Cascais, vai confecionar uma caldeirada de peixe, receita do livro “Saber Mais, Comer Melhor”. Ao mesmo tempo, as nutricionistas irão ainda falar sobre o livro.

O dia termina com mais uma ação da iniciativa “10 minutos à conversa sobre Atividade Física e Saúde Mental”, desta vez no Parque Urbano Outeiro de Polima, às 19h30. Na quinta-feira, dia 6, há “Conversas com Saúde”, no Centro Cultural de Cascais, entre as 10h00 e as 12h00.

Esta iniciativa pretende promover uma Mesa Redonda sobre Saúde e Sustentabilidade e conta como parceiros o Hospital Cascais, Nova SBE, ACES, ISAMB, Germano de Sousa, CUF e ENSP. Por fim, esta semana dedicada ao Dia Mundial da Saúde termina com uma Mega Aula de Zumba, na Baía de Cascais, às 15h00.

Quer comentar a notícia que leu?