CASCAIS VAI TER ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

A Câmara de Cascais vai lançar na quarta-feira, (12 de outubro), pelas 18 horas, a primeira pedra para a construção da escola de pós-graduação na área da saúde, situada em Carcavelos, no terreno e parte do antigo Hospital Ortopédico Dr. José de Almeida.

Portugal vai ter a primeira escola de Pós-Graduação dedicada a todos os profissionais de Saúde que combina simulação e treino prático em cadáveres. Trata-se da AHED Advanced Health Education, que se irá situar em Carcavelos, e oferecerá perto de 50 cursos, de forte teor prático, nas mais variadas áreas, com recurso a novas técnicas e tecnologias, que contam com profissionais reconhecidos internacionalmente, portugueses e estrangeiros.

Este modelo de uma escola de formação ao longo da vida é único em Portugal e não existem muitos exemplos semelhantes na Europa, sendo a primeira pedra deste estabelecimento de ensino lançada dia 12 de outubro, às 18h00, na presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e da ministra da Ciência, Tecnologias e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Segundo informa a autarquia de Cascais, “tudo começou com a NOVA SBE e agora Carcavelos prepara-se para receber a AHED Advanced Health Education onde médicos e profissionais de Saúde vão poder actualizar os seus conhecimentos ao longo da vida. Mais tarde seguir-se-á a NOVA Medical School, criando-se, assim, um Campus da Saúde”.

Este futuro Campus de Saúde vai ser implementado nos terrenos e parte do antigo Hospital Ortopédico Dr. José de Almeida, entretanto desativado e comprado ao Estado pela Câmara Municipal de Cascais.

A obra enquadra-se no projeto de criação da Baía do Conhecimento que concentrará a Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), a Nova Medical School, a AHED, a Escola Superior de Alcoitão (ESSA), a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a NOVA School of Law.

A Baía do Conhecimento de Carcavelos é um conceito que – segundo adianta a Câmara de Cascais – 2irá ser desenvolvido ao longo do tempo, cujos projetos são assentes em grande medida em fund raising privado, em parcerias com empresas portuguesas e internacionais”.

A AHED resulta de uma parceria celebrada em 2019 entre a Nova Medical School, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (NMS/FCM), a CUF, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Associação Nacional das Farmácias e a Câmara Municipal de Cascais.

Quer comentar a notícia que leu?