CEMITÉRIOS DE LISBOA, OEIRAS E ODIVELAS ABERTOS NO DIA DE FINADOS

0

Os cemitérios de Lisboa, Oeiras e Odivelas vão estar abertos no Dia de Finados ou Dia de Todos os Santos., tendo criado regras e normas que permitam a homenagem aos defuntos e, desta forma, manter a tradição religiosa.

De modo a permitir que a população possa manter a tradição religiosa de prestar homenagem aos seus fiéis defuntos, a Câmara Municipal de Oeiras vai manter os dois cemitérios municipais (Oeiras e Carnaxide) abertos nos dias 31 de outubro e 1 de novembro (Dia de Todos os Santos), no horário normal de funcionamento ou seja, das 9H00 às 17H00.

No entanto, há regras para cumprir que são as mesmas para as demais situações na via pública, implementadas de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde. Assim, além da obrigação da manutenção de distanciamento social, dentro dos cemitérios não são permitidos ajuntamentos com mais de cinco pessoas e é obrigatório o uso de máscara.

Outra medida de segurança sanitária é a disponibilização de gel desinfetante nas entradas e saídas dos cemitérios municipais. Refira-se que não se realizarão as habituais celebrações de Missa nos dias 1 e 2 de novembro.

Odivelas impõem normas

Por seu turno, a Câmara Municipal de Odivelas, no âmbito da celebração do Dia de Todos os Santos, decidiu implementar medidas excecionais no Cemitério Municipal, entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro. Assim, de forma a evitar aglomerações e possibilitar uma visita segura a todos aqueles que pretendem cumprir esta tradição, foram definidas, juntamente com as Autoridades de Saúde, Proteção Civil e Forças de Segurança as seguintes normas:  Horário Alargado – das 7h30 às 18h30; Limite máximo de pessoas no interior do cemitério: 50; 20 minutos de tempo máximo de visita.


À semelhança de Oeiras não se realizam celebração religiosas, exceto funerais. A tradicional Missa dos Fiéis Defuntos, que tem lugar habitualmente no cemitério, decorrerá na Igreja das Patameiras às 15h00 e às 17h00.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, «a autarquia está consciente que estes são dias com uma forte carga simbólica e sentimental. Como tal, procurámos encontrar um equilíbrio, implementando medidas extraordinárias que permitam às famílias prestar homenagem aos seus entes queridos, ao mesmo tempo que garantimos o cumprimento rigoroso de todas as regras e recomendações das autoridades competentes».

Cemitérios de Lisboa Também abertos

Por seu turno, os cemitérios de Lisboa vão estar abertos nos seus horários habituais. No entanto, um comunicado da Câmara Municipal de Lisboa informa que, perante o contexto atual de pandemia de COVID-19 e atendendo às medidas emanadas pelo Governo sobre esta matéria, definiu um conjunto de procedimentos e medidas que deverão ser observados neste período em que habitualmente os cidadãos se deslocam aos cemitérios municipais para prestarem homenagem aos familiares falecidos:

Assim, haverá controlo de entradas. Serão criados circuitos de entrada e saída, com recurso a baias, sinalética e informação dos vigilantes no local. Nos termos da Resolução do Conselho de Ministros, nº 88-A/2020, não serão permitidos aglomerados superiores a 5 pessoas, salvo se tratar do mesmo agregado familiar.

As diversas missas que habitualmente são celebradas nestes dias nas capelas dos cemitérios, não se vão realizar. As capelas manter-se-ão encerradas. No caso do cemitério do Alto de S. João, dada a sua dimensão, a Câmara manterá em funcionamento os miniautocarros existentes, limitando, como até agora, a sua capacidade a 8 passageiros.

A Polícia Municipal terá reforço do número de efetivos que, habitualmente, estão à porta dos cemitérios nestes dias.

Escreva aqui o seu comentário...