Entre os dias 23 a 25 de novembro, o Centro Cultural de Belém recebe a primeira edição do congresso Olisipo, que vai juntar especialistas de vários países a abordar a história e arqueologia de Lisboa.
O Congresso Olisipo é organizado pela Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL), gerido pela autarquia. O encontro conta ainda com o Alto Patrocínio do Presidente da República e está marcado para os dias 23, 24 e 25 de novembro, no Centro Cultural de Belém. No total, estão previstas 10 palestras e a apresentação de 13 novos estudos e investigações, estando ainda prevista a participação de cerca de 30 especialistas.
De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), em comunicado, esta iniciativa está inserida nas comemorações do 10º aniversário do CAL e igualmente integrada no projeto Lisboa Romana: Felicitas Iulia Olisipo. Neste congresso, será ainda possível encontrar um conjunto de especialistas de várias nacionalidades, que vão partilhar o seu conhecimento sobre o passado da cidade de Lisboa e da sua região.
O objetivo será promover uma reflexo sobre as origens da cidade, bem como construir uma visão global sobre a Olisipo da Idade do Ferro, nos períodos romano e tardo-romano. Em foco estarão os aspetos históricos, antropológicos e arqueológicos que possam servir de referência para investigação atual sobre a cidade. A participação neste encontro é gratuita, sendo que já terminou o período de inscrições.
Por fim, recorde-se que, ao longo de 2023, o CAL lançou uma programação cultural que incluiu um Dia Aberto de visitas e oficinas livres nas suas instalações, localizadas na Avenida da Índia. Ao mesmo tempo, promoveu também um Encontro de Arqueologia no Teatro Aberto e ainda a exibição do multipremiado documentário Ecos da Cidade dos Mortos de Raul Lousada, no Cinema São Jorge.
Programa: Aqui