Cinema São Jorge recebe 18ª edição do Motelx

Está a chegar, entre os dias 10 a 16 de setembro, a 18ª edição do ‘Motelx’, que vai levar o melhor da sétima arte ao Cinema São Jorge, em Lisboa. Esta edição vai contar com várias iniciativas, entre as quais um espetáculo que junta música eletrónica e terror, no Beato Innovation District.

O Cinema São Jorge, em Lisboa, vai receber, entre os dias 10 a 16 de setembro, a 18ª edição do ‘Motelx’, que vai apresentar obras muito aguardadas como “Sasquatch Sunset”, “In a Violent Nature” e “Oddity”, a mais recente longa de Edgar Pêra sobre Pessoa e Lovecraft criada com IA, mas também a recordação da primeira obra cinematográfica do maestro António Victorino D’Almeida, ou o ciclo de filmes de terror proibidos pela ditadura e o elevado número de curtas portuguesas em competição.

Durante sete dias, os melhores filmes de terror e os melhores títulos contemporâneos do cinema de género vão passar pelo Cinema São Jorge, que terá ainda o arrepiante ‘thriller’ do realizador alemão Tilman Singer, “Cuckoo”, que tem como cenário um resort nos Alpes repleto de segredos obscuros, com Hunter Schafer, actriz da série “Euphoria”; mas também “In a Violent Nature”, de Chris Nash, e “Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person”, de Ariane Louis-Seize; e a co-produção EUA e Reino Unido, “Your Monster”, de Caroline Lindy. Da Europa, chega o irlandês “Oddity”, um pesadelo paranormal de Damian Mc Carthy – uma das revelações do último SXSW – , e o francês “Plastic Guns”, de Jean-Christophe Meurisse, autor de “Laranjas Sangrentas”.

‘A Culpa’ de António Victorino D’Almeida será exibido

Esta iniciativa terá também a exibição de “A Culpa” (1980), que representa a estreia em cinema do compositor e maestro António Victorino D’Almeida (com presença garantida na sessão) e um dos primeiros exemplos de ficção, depois do 25 de Abril, sobre a guerra colonial. A viagem pela filmografia de género do país tem outra paragem em “As Desventuras de Drácula Von Barreto nas Terras da Reforma Agrária” (1977), uma curta-metragem desenvolvida pela Célula de Cinema do PCP. Igualmente, a 18.ª Motelx contará ainda com uma secção com as melhores obras da sétima arte.

A Sala de Culto resgata o telefilme da RTP “Experiência em Terror” (1987), de António de Andrade Albuquerque, totalmente criado com amadores e baseado num conto de Dick Haskins (pseudónimo literário do realizador), e apresenta o ‘buddy movie’ independente “O Velho e a Espada” (2024), de Fábio Powers, uma ode à série B, rodada na Beira Baixa e pronta para se tornar lendária. Contudo, e para além de uma entrega de prémios às melhores obras, a 18ª edição da ‘Motelx’ focar-se-à no tema da Inteligência Artificial, através da primeira projecção em Portugal, após a estreia em Locarno, do documentário-ensaio “Cartas Telepáticas”, de Edgar Pêra, e que representa um exercício de IA traduzido em arte, estabelecendo elos entre Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft -, e do resultado ao desafio colocado pelo Motelx a cineastas de tentarem usar esta tecnologia contemporânea de forma artística, no AI Horror Short Films Showcase.

Fusão entre terror e música eletrónica no Beato Innovation District

Destaque também para a SectionX, que guarda as médias-metragens experimentais “Mamántula” (Alemanha, Espanha), de Ion De Sosa, e “Anapidae (Appelle-moi)” (França), de Mathieu Morel.
Por fim, esta iniciativa contará ainda com uma secção dedicada ao público mais novo e às famílias, bem como com a apresentação da enciclopédia feminista “I Spit On Your Celluloid: The History of Women Directing Horror Movies”, de Heidi Honeycutt, com um painel moderado pela associação Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento (MUTIM). Nos dias dias 6 e 7 de Setembro, o MOTELX AV Lab co-hosted by Liquid Sky Artistcollective vai ocupar o Beato Innovation District com um desafiante programa de fusão entre música electrónica e terror, reunindo divrsos profissionais do setor.

 

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