O Clube de Carnaxide Cultura e Desporto conseguiu «o pleno» na maior competição de dança do país, o All Dance Portugal, que decorreu no princípio do mês de fevereiro, em Santa Maria da Feira, conquistando 19 lugares de pódio.Numa competição que acolheu bailarinos nacionais e internacionais, que foram avaliados por júris de reconhecido mérito na área da dança, a «escola» do clube de Carnaxide Cultura e Desporto venceu em diferentes categorias a que se candidatou, alcançando cinco troféus de primeiro lugar, 6 de segundo lugar e 8 taças de terceiro lugar, no All Dance Portugal.

Com esta conquista inédita, as 18 dançarinas do clube de Carnaxide, que levaram 32 coreografias, garantiram o apuramento para a final do All Dance World que se vai realizar em Orlando, Estados Unidos da América, demonstrando – como diz o poeta – que a «dança é a paixão que vai na alma de quem dança», porque, como explicam as professoras Ana Lobo e Catarina Araújo, «implica muitos sacrifícios e ‘obriga’ as bailarinas, com idades compreendidas entre os 10 e os 22 anos, a abdicarem de muitas coisas».

Para as professoras, “estes pódios demonstram a qualidade do trabalho que os alunos conseguiram apresentar em palco», mostrando que «não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. Mas a paixão que vai na alma de quem dança».

Eva, uma das jovens bailarinas, explica de forma sucinta a forma como conseguiram realizar esta façanha: «Gostamos de fazer o que fazemos. Dedicamo-nos de alma e coração a esta atividade que nos permite crescer como pessoa, porque a dança é a linguagem escondida da alma».

Apesar de terem certezas sobre a capacidade e a qualidade «das nossas meninas», as duas professoras não sonhavam alcançar um êxito tão redundante: 19 lugares de pódio, recordando que nesta competição estiveram escolas de todo o país, em 16 estilos de danças com bailarinos dos 5 aos 50 anos, dos níveis estudantes (amadores) aos profissionais

Mas como «dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar…», as jovens bailarinas de Carnaxide foram a Santa Maria da Feira mostrar que, quando se ama tanto a dança, nada é impossível. Agora, estas jovens estão a preparar-se para participarem na final Intercontinental, a realizar-se, entre 21 e 27 de abril, em Roma, Itália. Neste momento, as jovens bailarinas, para além dos ensaios que realizam diariamente, estão a organizar várias atividades que lhes permitam angariar os 20 mil euros necessários para se deslocarem à capital italiana.

O All Dance World é a maior organização de dança do mundo e conta com uma trajetória de dez anos no mundo da dança; presente em cinco continentes e mais de 100 países, associando a dança com a cultura e a arte, criando um estilo de vida baseado na satisfação do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais.

Pódios conquistados

O clube de Carnaxide Cultura e Desporto, da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, conquistou 18 Troféus nas seguintes categorias:

1° Lugar: Dueto lírico jovem; Solo lírico adulto; Open pequeno grupo contemporâneo; Open pequeno grupo hip Hop; Dueto profissional adultos comercial.

2° Lugar: Trio jovem comercial; Trio lírical adultos; Solo profissional comercial adultos; Solo profissional hip Hop adultos; Dueto profissional hip Hop adultos; Dueto lirical jovem.

3° Lugar: Trio crianças contemporâneo; Solo show jovem; Solo comercial jovem; Pequeno grupo contemporâneo jovem; Solo adulto neoclássico; Solo adulto contemporâneo; Grande grupo produção neoclássico (todas as idades).

(Noticia a desenvolver na edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas | Março)