CLUBE NAVAL DE CASCAIS RECEBE AÇÃO DE LIMPEZA ESTE SÁBADO

A Câmara Municipal de Cascais está a organizar uma ação de limpeza, marcada para este sábado, dia 17 de setembro, às 09h00, no Clube Naval de Cascais, sendo uma das mais de 100 de ações de limpeza terrestres e subaquáticas que vão acontecer por todo o país, entre os dias 17 a 25 de setembro, e que têm como objetivo alertar para o problema do lixo marinho.

A ação deste sábado em Cascais é uma resposta ao desafio anual da Fundação Oceano Azul para a celebração do Dia Internacional de Limpeza Costeira, e é uma iniciativa conjunta da autarquia, através da Cascais Ambiente, empresa municipal que, para além dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos, é também responsável pela gestão de espaços públicos verdes urbanos, de jogo e recreio do concelho, gestão dos recursos naturais e da orla costeira.

Nestes dias, milhares de voluntários terão oportunidade de contribuir para a conservação do oceano, explica a Câmara de Cascais em nota de imprensa, acrescentando ainda que a iniciativa integra também a campanha #EUBeachCleanup da União Europeia, que pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e a necessidade de maior proteção dos oceanos.

Este é o quarto ano consecutivo em que a Fundação Oceano Azul promove e apoia o trabalho desenvolvido pelas diferentes organizações que combatem o lixo marinho, considerado um dos maiores problemas ambientais do planeta. Desde o início desta iniciativa, em 2019, já foram recolhidas, em Portugal, 192 toneladas de lixo marinho em aproximadamente 1250 ações de limpeza costeira, as quais envolveram quase 24 mil voluntários e 250 organizações.

Esta fundação nasceu em 2017, com o objetivo de promover um oceano mais saudável e produtivo através de três principais áreas de ação: literacia, conservação e capacitação, sob o mote “From the ocean’s point of view”. Com sede em Portugal, tem como objetivo posicionar o país como líder internacional em questões relacionadas com o oceano, tendo conseguido um alcance internacional, através de projetos desenvolvidos com outros países, fundações e organizações da sociedade civil, bem como organizações intergovernamentais, como as Nações Unidas e a União Europeia.

Já a campanha #EUBeachCleanup, co-organizada pela União Europeia e as Nações Unidas, decorre a nível mundial todos os anos em setembro, em torno do Dia Mundial de Limpeza Costeira. Esta campanha tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre o lixo marinho e, pelo segundo ano consecutivo, realiza-se em Portugal, juntando-se às iniciativas promovidas pela Fundação Oceano Azul. Em 2022, no âmbito do Ano Europeu da Juventude, a quinta edição desta campanha irá concentrar-se na juventude, encorajando jovens de todo o mundo a organizar e/ou participar em atividades de limpeza nas praias e zonas fluviais.





Quer comentar a notícia que leu?