EVENTO | COMEMORAÇÕES DO 5 DE OUTUBRO

0

A Cerimónia Comemorativa do 108º Aniversário da Implantação da República, em 5 de Outubro de 1910, decorre a partir das 10h30 de sexta feira na Praça do Município, em Lisboa.

Com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, e dos presidentes da Assembleia da República e da Câmara Municipal de Lisboa, Eduardo Ferro Rodrigues e Fernando Medina, os lisboetas vão celebrar o «momento de construção dos ideais democráticos de progresso social e de participação cívica». para Fernando Medina, «108 anos depois, celebrar o aniversário da República é, pois um ato com sentido de futuro».

O momento alto das cerimónias consiste, como habitualmente, no ato solene do içar da Bandeira Nacional na varanda do Salão Nobre, a que se seguirão os discursos. O hastear da Bandeira Nacional, pelo Presidente da República, e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ao som do Hino Nacional tocado pela Banda da Guarda Nacional Republicana, evocam a manhã de 5 de outubro de 1910, em que, também na varanda do Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa, José Relvas anunciou à multidão, a proclamação da República em Portugal.

Devido às cerimónias oficiais do 5 de Outubro, a Baixa da cidade estará amanhã sujeita a condicionamentos de trânsito entre as 9h00 e as 12h00, com Interrupção total da circulação na Rua do Ouro e na Rua do Arsenal. O tráfego particular será cortado nos Restauradores, mantendo-se o acesso dos transportes públicos ao Rossio.





Em alternativa o tráfego para o centro da cidade efetua-se pela Rua da Madalena e é assegurado o atravessamento entre colinas pela Rua Conceição.

É ainda mantida a circulação na Avenida Ribeira das Naus.

Logo que se encontrem reunidas todas as condições de segurança, o tráfego será reaberto.

Escreva aqui o seu comentário...