COMPRE QUEIJOS DE TODO O MUNDO NO CHIADO

0

No Chiado abriu, durante o estado de emergência, uma loja que vive à volta da cultura do queijo, mostrando que, para além do nosso queijo, também existem bons queijos no resto do Mundo. Na Queijaria pode-se comprar vinhos e compotas, «acessórios» que realçam a qualidade «do dito».

Lisboa conta com um novo espaço de eleição para os apreciadores dos bons sabores e amantes do queijo, em particular. Trata-se da Queijaria Machado, situada no Chiado, que se assume como a “primeira cheese concept store” em Portugal, um lugar singular onde é possível obter uma experiência única no mundo dos queijos.

Os visitantes podem circular por vários espaços com funções distintas, mas que se complementam. Assim, existe  uma sala de maturação (“Affinage Room”), onde «especialistas» selecionam e melhoram os queijos e estes podem ser vistos nas suas diversas fases; uma sala de prova (“Tasting Room”), onde se servem refeições ligeiras tendo o queijo como ingrediente principal; e uma sala de aula para workshops e cursos (“Training Room”), onde decorrem as formações com instrutores certificados pela Academy of Cheese do Reino Unido, uma das mais prestigiadas associações mundiais do setor de que a loja portuguesa é associada.

Um balcão de venda ao público (“Meet the Cheesemonger”) oferece a oportunidade de degustar no local ou adquirir os queijos e uma gama de produtos complementares, como vinhos, compotas, geleias, tostas e vários tipos de sal e mostardas. Tudo isto sempre acompanhado por um «cheesemonger» (especialista em queijo) profissional.

«Temos a melhor seleção de queijos artesanais e DOP de todo o mundo, com algumas referências portuguesas», explica João Machado, que além de ser o principal sócio do projeto é também um «cheesemonger» profissional e mentor do projeto

No total são mais de 50 referências disponíveis, onde predominam os produtos franceses, britânicos, portugueses, espanhóis e suíços. O menu inclui iguarias como o Liconshire Poacher Smoked, do Reino Unido; os franceses Comté 18 meses e Livrarot; o suíço Vacherin Fribourgeois, o Manchego Curado Ntra. Sra. De Fuentes, de Espanha; ou os portugueses Serra amanteigado e Serpa.

A abertura da loja coincidiu com a pandemia de Covid-19, o que nem sequer permitiu uma inauguração oficial do espaço. «Numa primeira fase não tivemos outra alternativa se não convidar as pessoas a fazer as degustações no seu lar, tendo para tal de fazer as encomendas online e aguardar pela entrega ao domicílio. Agora, já estamos em condições de oferecer todos os nossos serviços e atenção», confidencia Sandra Henriques, outra das sócias do projeto e responsável pelas áreas de vendas e marketing.

Para além do atendimento e aconselhamento direto ao público, a Queijaria Machado oferece também ações dirigidas ao mercado empresarial, através de formações para o mercado da restauração, sessões de provas para empresas ou eventos corporativos.

Escreva aqui o seu comentário...