CONCERTOS E PALESTRAS EM DESTAQUE NESTA QUARTA-FEIRA

Já estamos a meio da semana, o que quer dizer que já só falta pouco para o fim de semana. No entanto, não precisa de esperar por ele para passar um bom bocado em Lisboa. Quer goste de palestras ou de eventos desportivos, saiba que esta quarta-feira vai haver um pouco de tudo pela cidade, com destaque especial para a inauguração do Festival WOMEX, que vai percorrer sete locais culturais do concelho e que decorre até ao próximo domingo, dia 23.

Este festival vai na sua 28ª edição, sendo a primeira vez que se realiza na cidade de Lisboa. O Festival WOMEX vai reunir 2500 profissionais e artistas, que vão passar por sete espaços culturais do concelho, onde irão apresentar 63 concertos, conferências, debates, sessões de cinema e ainda uma feira especializada.

A cerimónia de abertura está marcada para as 19h00, no Teatro Tivoli BBVA, na freguesia de Santo António, contando com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, havendo depois um cocktail de acolhimento a todos os participantes no Cineteatro Capitólio.

Contudo, se gosta de literatura, saiba que, no Areeiro, vai haver mais uma sessão da iniciativa Instantes de Cultura, na Livraria Barata, às 15h00. A palestra será sobre Sebastião José de Carvalho e Melo e o Despotismo Esclarecido no séc. XVIII, e contará com a apresentação do professor Jorge Sousa Gomes. O evento é para maiores de 12 anos e é de entrada gratuita.

Na freguesia de Santo António, a Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna volta a abrir as suas portas à ciência, e convida todas as crianças, dos 5 aos 12 anos, a descobrir a ciência por detrás das histórias, através da iniciativa ‘Os Vasos que Comunicam’, marcada para as 18h00. Esta sessão é gratuita e conta com a colaboração do Instituto de Investigação Bento Rocha Cabral (IIBRC). A entrada é gratuita, mas é necessário fazer uma inscrição prévia para biblioteca@jfsantoantonio.pt.

Já nas Avenidas Novas, a Biblioteca Palácio Galveias vai receber a apresentação, às 18h30, do livro “O pêndulo, a poesia, o labirinto”, de Mário Máximo. A obra será apresentada por Ana Paula Laborinho.





Na freguesia da Ajuda, está patente, até dia 11 de novembro, no Mercado da Ajuda, uma exposição sobre o mês da prevenção dos maus-tratos na infância. Esta mostra tem entrada gratuita e pode ser vista entre as 10h30 e as 11h30, de terça a sexta-feira.

Em Benfica, decorrem até ao próximo sábado as inscrições para as academias desportivas e artísticas do programa Active Start, destinado às crianças dos jardins de infância e do 1º ciclo da rede pública e que frequentem o serviço CAF/AAAF. O objetivo deste programa é promover a prática desportiva na infância. As inscrições são gratuitas e decorrem online, através do site da Junta de Freguesia de Benfica, sendo que as vagas são limitadas.

Na freguesia de Carnide, está a decorrer a Semana dos Maiores, na Sala Bento Martins, na Junta de Freguesia. Esta iniciativa decorre no âmbito do plano de atividades do ESPASSUS 3G e do Grupo de Solidariedade de Gerações, entre os dias 17 a 21 de outubro. Durante esta semana, serão discutidos diversos temas atuais, relacionados com a temática da terceira idade, mas também outros com interesse para a população em geral.

Na Estrela, a propósito da iniciativa ‘Outubro Rosa’, que se celebra no mês de outubro, poderá realizar o seu rastreio gratuito do cancro da mama na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no Centro de Saúde da Lapa, até ao dia 28 de outubro. O rastreio está aberto a todas as mulheres entre os 50 e os 69 anos e está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00, e das 14h00 às 17h30.

Em Marvila, está patente, no Espaço LX Jovem, no Bairro do Armador, a exposição ‘Chelas é o Sítio’, com as fotografias de Pedro Vaccaro, Francisco Gomes e Hélder Silva. Esta mostra tem entrada gratuita e tem também como objetivo celebrar o primeiro aniversário do projeto com o mesmo nome.

Em Santa Maria Maior, poderá ver, de segunda-feira a sábado, e até ao dia 5 de novembro, a exposição ‘Holy’, na Galeria Santa Maria Maior, entre as 15h00 e as 20h00. ‘Holy’ é da autoria de Donna Ferrato e esta mostra integra a programação do 4º Imago Lisboa Photo Festival, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria renovada com a Junta de Freguesia.

Na freguesia de São Vicente, está em exibição da peça ‘Hansel e Gretel’, no Centro de Artes de Lisboa. A peça inspira-se no conto popular, do mesmo nome, criado pelos irmãos Grimm e estará em cena até ao dia 30 de outubro, e está marcada para as 21h30 (terça a sábado); e às 17h00 (aos domingos). Os bilhetes custam entre oito e 10 euros e devem ser reservados através do email reservas@primeiros-sintomas.com.

Na Misericórdia, no Teatro São Luiz, Tcheka e Mário Laginha vão tocar e interpretar diversos géneros e influências, apresentando um repertório de composições originais, com melodias que combinam guitarra, piano e voz. O espetáculo está marcado para as 20h00 e os bilhetes custam entre 12 a 15 euros.

Quer comentar a notícia que leu?