A Rua é Sua! retirou, de novo, no domingo, os carros da Avenida da Liberdade, devolvendo este espaço, por algumas horas, aos lisboetas que, assim, puderam à vontade passear nesta artéria.A Avenida da Liberdade, uma das zonas de maior movimento de carros da cidade de Lisboa, voltou a transformar-se num grande espaço de passeio para os lisboetas, com várias atividades para as famílias.

Assim, no âmbito do programa «A Rua é Sua!», no domingo, dia 28 de julho, entre as 11h às 19h, a Câmara de Lisboa convidou os lisboetas e forasteiros a «celebrar a Avenida da Liberdade sem carros, com atividades gratuitas para a família».

Esta terceira edição teve como tema central a Cultura, pelo que «não faltaram atividades ligadas à temática, tais como oficinas de arqueologia, retrato químico e fiadeiras de histórias» e aulas de aeróbica, zumba e yoga para adultos e crianças.

Mas, o «ponto alto» para crianças e adultos foram as oficinas criativas, a experimentação de veículos amigos do ambiente, o mercado biológico, artesanato, streetfood. Os jogos foram outras das atividades lúdicas e animações de rua realizadas.

Como salientaram a «Olhares de Lisboa» alguns expositores, a Avenida é a escolha perfeita para esta altura do ano para as pessoas passearem e divertirem-se». Por outro lado, alguns dos expositores ligados ao aluguer de trotinetes e bicicletas consideram que este evento também «serve para sensibilizar os seus utentes para a necessidade de cumprirem as regras de segurança e do código da estrada para evitarem acidentes». A empresa Lime aproveitou esta manifestação para distribuir capacetes, apelando ao uso dos mesmos sempre que utilizem um velocípede.

Antunes Sequeira, que estava «babado» ver a neta correr no meio da estrada, após ter estado a andar de bicicleta e a conduzir «um potente» Kart a pedais, confessava que já «não tinha idade para tantas correrias».

Mas, como referia: «avó é mesmo para isto. Agora ainda tenho que voltar às trotinetes e bicicletas e, provavelmente, ainda vou ter aulas de ioga, para crianças e adultos»

De facto, havia muito por onde escolher. As famílias tinham à sua disposição jogos antigos e tradicionais, ballet flow, cargo bike e experimentação de veículos elétricos e áreas lúdicas sobre o ambiente e ecologia, workshops para aprender a compostar e reciclar, oficinas para famílias para criação de mini elétricos e autocarros da Carris, construção de moinhos de vento, pinturas faciais, entre outras atividades.

Também houve concertos, música e Dj sets. Um insuflável no meio da Avenida, lojinhas de artesanato, um minimercado de legumes e frutas biológicas com morangos deliciosos. Até havia água da EPAL com limão a ser distribuída gratuitamente – tipo as latinhas portáveis de cerveja e sumo dos festivais de música, mas com “água da torneira”, assim mesmo descrita, refrescada com limão.

A Rua é Sua é um evento organizado pela Câmara de Lisboa que tem como objetivo permitir uma maior fruição do espaço público, sem carros. Visa promover hábitos de vida saudáveis e a experimentação de formas de locomoção mais sustentáveis, que contribuem para uma cidade com melhor ambiente e qualidade de vida.

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.