Hoje, quando se acenderem as iluminações de Natal que, simbolicamente, «acendem no coração» as luzes do amor, da paz e da amizade, «começa a mágica do espírito natalício» em Lisboa. Mas, dezembro, é também o mês de descobrir Lisboa a cantar o Natal.Natal é sinónimo de Luz e, cumprindo a tradição, a Câmara vai “espalhar” luz pela cidade de Lisboa, a partir das 18.00 horas de hoje, 29 de novembro. Esta é de facto a notícia mais aguardada pelos lisboetas: as iluminações de Natal de Lisboa vão ser ligadas hoje,  29 de novembro, pelas 18H00, na Praça do Comércio, na presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e da presidente da União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), Maria de Lourdes Fonseca, bem como de todos os que quiserem deslocar-se até à mais emblemática das praças da cidade para viver este momento mágico.

A famosa árvore de Natal de 30 metros, equivalente à altura da Torre de Belém, vai acender-se no momento em que são também ligadas mais de 2 milhões e 350 mil lâmpadas LED. Todas estas lâmpadas, num comprimento total de cordão de luz de aproximadamente 27 Km – o equivalente à distância entre Lisboa/Cascais – vão assim  iluminar as ruas de Lisboa nesta época natalícia ao mesmo tempo que se garante uma poupança energética na ordem dos 80 por cento.

A iniciativa conta com um desfile de Natal, cujo trajeto passará pela Praça do Comércio, decorada com a tradicional árvore de Natal, seguindo depois pela Rua Augusta, Praça D. Pedro IV (Rossio), Rua do Carmo, Rua Garrett, e terminará na Praça Luís de Camões.

EGEAC promove concertos de Natal

Por outro lado, a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) divulgou a sua programação de Natal em Lisboa com concertos em igrejas e outros espaços espirituais da cidade.

Com entrada livre, o roteiro musical acontece entre os dias 1 e 21, com viagem pelo património histórico e cultural da cidade: de Alvalade até ao Beato e do Lumiar a Santa Maria Maior, passando ainda por Carnide, Arroios e Olivais.

Nesta edição são sete as igrejas que recebem a música de orquestras e coros – quatro delas pela primeira vez –  num programa que se estende a outros espaços de culto, como o Centro Ismaili de Lisboa ou o Templo Radha Krishna e conta, além dos concertos, com visitas guiadas, workshops, atividades para crianças e sessões de meditação.

Este ano, a EGEAC leva a música à Sé de Lisboa com o Coro Regina Coeli e Banda da Armada. Um concerto à medida de um «palco grandioso» para ouvir duas grandes peças: “Lauda per la Nativitá del Signore” (obra raramente interpretada), do compositor italiano Otorrino Respighi, e o famoso “Gloria”, composto pelo britânico John Rutter, numa adaptação de um texto litúrgico a uma peça de concerto.

Um dos novos palcos é a Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, no Chiado, onde se poderá ouvir no dia 7, a partir das 18h30, o som do magnífico órgão do séc. XVIII, com música ibérica e italiana dos séc. XVII, XVIII e XIX de consagrados compositores para órgão.

A Sala do Arquivo dos Paços do Concelho é outra das novidades deste Natal em Lisboa que abrirá as suas portas para receber um recital de piano inspirado na alegria, com o pianista russo Alexey Shakitko. Um concerto que terá lugar no dia 12, em dois horários distintos: às 19h e às 21h30.

A Igreja Paroquial de São Bartolomeu do Beato – Convento do Grilo, a Igreja de Santo Eugénio e a Igreja de São Jorge de Arroios também se estreiam neste programa, com concertos onde serão interpretadas desde obras clássicas a músicas tradicionais de Natal de diferentes países.

Outras experiências serão proporcionadas pela Comunidade Hindu de Portugal, com um workshop de gastronomia indiana (dia 7, das 10h às 14h30) e um espetáculo de música e danças indianas (dia 20, às 19h), e pela Comunidade dos muçulmanos Shia Imami Ismaili, com um concerto de música de inspiração muçulmana, árabe e medieval (dia 14, às 16h e às 21h30).

No Museu de Lisboa, entre as diversas atividades para os mais novos, destaque para uma oficina no dia 7, às 15h30, que explora o universo das Mandalas – um símbolo de cura e de espiritualidade para as religiões como o budismo e o hinduísmo. Além desta iniciativa, a União Budista Portuguesa estará presente no Cinema São Jorge, para duas sessões de iniciação à meditação que terão lugar no segundo fim de semana do mês, às 11h.

Na semana que antecede o Natal, a não perder no Teatro São Luiz, dia 18, às 21h, um concerto com os jovens músicos da Orquestra Clássica Metropolitana de Lisboa que interpretam obras de Tchaikovsky e Mozart.

Igualmente imperdível será a atuação do Saint Dominic’s Gospel Choir no Aeroporto Humberto Delgado, na quinta feira (dia 19) às 19h, que promete uma receção emotiva para quem chegar a Lisboa, dando um tom gospel a alguns dos êxitos natalícios pop mundiais como “All I want for Christmas is You”, de Mariah Carey e “Sometinhg about Christmas Time”, de Bryan Adams.

Consulte toda a programação em www.culturanarua.pt 

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.