DESCUBRA MELHOR OS CONCELHOS DE LOURES E ODIVELAS COM AS INICIATIVAS DESTA SEMANA

Apesar de os dias estarem a ficar mais frios, não quer dizer que tenha de ficar em casa. Aproveite as nossas sugestões e conheça melhor os concelhos de Loures e Odivelas através das diversas iniciativas culturais que vão ter lugar em diversas freguesias dos dois municípios. O grande destaque vai para as Festas da Portela, que decorrem até domingo, dia 16 de outubro, no Jardim Almeida Garrett, mas pode também participar noutro género de eventos, entre os quais workshops, passeios ou espetáculos culturais.

 No sábado, dia 15 de outubro, o Coreto do Jardim Major Rosa Bastos, na freguesia de Loures, recebe o espetáculo musical “A Formiga no carreiro vinha em sentido contrário”, às 17h00.  Este espetáculo é promovido pela Junta de Freguesia de Loures e é realizado por antigos alunos do curso de artes da Escola Secundária José Afonso.

No domingo, dia 16, e na mesma freguesia, há Feira da Bagageira, promovida pela Zaspastraz – Associação Cultural, Recreativa, Social e de Bem Estar, com o apoio da Junta de Freguesia. Este evento acontece entre as 10h30 às 17h00, no parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal de Loures, e pretende ser um mercado de artigos em segunda mão, velharias, antiguidades, entre outros, e acontece todos os terceiros domingos, de cada mês. No mesmo dia, decorrerá, na Murteira, também na mesma freguesia, mais uma prova do Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos, às 14h30.

Na freguesia de Lousa, estão abertas as inscrições para o Desporto Sénior, promovido pelo Centro Paroquial de Lousa, e destinado a maiores de 55 anos. As atividades promovidas são Hidroginástica e Ginástica. Para mais informações, contactar diretamente o Centro Paroquial de Lousa, através dos telefones 219 855 733 ou 960 236 965.

Já na União de Freguesias de Moscavide e Portela, decorrem, até domingo, dia 16, as Festas da Portela, no Jardim Almeida Garrett. Para esta sexta-feira, dia 14 de outubro, está marcado o concerto de David Antunes, pelas 22h30. Amanhã, sábado, haverá animação infantil, às 17h00, e os concertos de Dora Maria e Pedro Moutinho, às 21h00 e as 22h30, respetivamente. Em paralelo, haverá ainda diversas atividades itinerantes.

No último dia do evento, dia 16, está marcado, às 17h00, o espetáculo ‘Juntos na Dança’, com os grupos Portela Dance, Associação de Dança de Moscavide, Pé Ante Pé e ainda o projeto ‘A Dança Vai à Escola’, promovido pela Junta de Freguesia. Também em Moscavide e Portela, vai regressar, em outubro, o Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável, destinado a maiores de 55 anos.





As inscrições abriram a 12 de setembro e são realizadas presencialmente nos serviços administrativos da Junta de Freguesia. Algumas das atividades que pode realizar são: Ginástica, Danças 100 Idade, Yoga, Cavaquinhos, Coro Sénior, aulas de Inglês e de Informática, e o Clube de Leitura.

Em Bucelas, na próxima quinta-feira, dia 20 de outubro, o Auditório Tomás Novo, recebe uma cerimónia comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres, data que pretende homenagear a memória e a resistência do povo português, aliadas à estratégia e engenharia militar, durante a 3.ª Invasão Francesa.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Loures e começa às 17h30. A cerimónia vai incluir a entrega das Distinções Wellington Honour, seguindo-se um concerto, pelo Ensemble Vocal Introitus, seguido de um Bucelas de Honra, com degustação de produtos locais, nas Caves Velhas, também em Bucelas. Para participar, inscreva-se através do endereço de correio eletrónico museu_vinho@cm-loures.pt ou do contacto telefónico 924 487 297.

No sábado, a mesma freguesia vai também promover a 16ª Marcha dos Fortes, com partida às 07h00, junto aos Bombeiros de Bucelas, com previsão de chegada às 20h00. Esta marcha tem cerca de 44 quilómetros e percorre vários fortes inseridos na Rota Histórica das Linhas de Torres, localizados nos concelhos de Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos e Loures.

Na freguesia de Bucelas, os participantes irão passar pelo Forte do Arpim. O evento é organizado pelo Clube de Atividades de Ar Livre (CAAL) e conta com o apoio da Junta de Freguesia. Ainda na mesma localidade, decorrem, até ao dia 22 de outubro, as Festas de Despedida de Nossa Senhora do Cabo, com diversas iniciativas religiosas e culturais.

Em Santo António dos Cavaleiros e Frielas, estão abertas as inscrições para o Passeio Sénior, destinado a residentes na freguesia com mais de 55 anos. A iniciativa vai ter como destino o norte do país, passando por Santiago de Compostela, e tem o custo de 250 euros (quarto duplo) ou 300 euros (quarto individual).

O Passeio Sénior está inserido no programa de intervenção, promovido pela Junta de Freguesia, e que visa promover o envelhecimento ativo da população de Santo António dos Cavaleiros e de Frielas, através do convívio, da partilha e a solidariedade, assim como promover momentos de lazer, entretenimento e mobilidade.

Já no concelho de Odivelas, na freguesia com o mesmo nome, vai decorrer, no Pavilhão Polivalente, mais uma eliminatória do XVI Concurso de Fado Amador Jorge, às 21h00. Depois de se terem apurado os primeiros quatro finalistas da competição, na semana passada, amanhã vão se escolher mais quatro finalistas para a grande final, que terá lugar no próximo sábado, dia 22 de outubro, no Mosteiro de Odivelas.

Na União de Freguesias da Pontinha e Famões, no dia 20 de outubro, quinta-feira, haverá, no Salão Nobre da Pontinha, um workshop sobre Suporte Básico de Vida, entre as 18h00 e as 20h00. Já nas freguesias de Ramada e Caneças, haverá, no dia 19 de outubro, quarta-feira, um Passeio Sénior com destino ao Alentejo, mas as inscrições já encerraram.

Quer comentar a notícia que leu?