‘DIA DA DEMOCRACIA’ ENCERROU COM PAULO PORTAS

Apresentação Pública do Dia da Democracia com a presença do Presidente da República. Taguspark, Porto Salvo.

Terminou, esta semana, o ciclo de conferências ‘Dia da Democracia’, promovido pelas associações e juventudes partidárias do concelho de Oeiras. O antigo vice Primeiro-Ministro nacional e ex-líder do CDS-PP, Paulo Portas, foi o político escolhido para encerrar a última sessão, que decorreu no Pavilhão Celorico Moreira, que recebeu mais de 600 alunos da Escola Secundária de Miraflores.

Mais de 600 alunos da Escola Secundária de Miraflores ouviram, esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, os testemunhos de Paulo Portas, antigo vice Primeiro-Ministro de Portugal e ex-líder do CDS-PP. Desta forma, encerrou-se o ciclo de debates ‘Dia da Democracia’. Entre setembro e janeiro, esta iniciativa percorreu todas as escolas secundárias do concelho de Oeiras. No total, foram mais de três mil alunos que assistiram às nove sessões previstas.

Aqui, os jovens tiveram a oportunidade de ouvir personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Passos Coelho, Ana Gomes, José Miguel Júdice e António José Seguro. O ‘Dia da Democracia’ é uma iniciativa da Juventude de Oeiras, da Juventude Socialista de Oeiras e da Juventude Social Democrata de Oeiras. Igualmente, contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Associação Sedes. Por outro lado, o seu principal objetivo era chamar os mais jovens para a participação cívica, dando-lhes contacto com figuras ilustres do panorama político nacional.

Para os coordenadores do projeto, o balanço é “muito positivo”. “Os jovens de Oeiras deram provas de que estão envolvidos com a política, com o que se passa no nosso país, não só pela presença nas sessões, mas pela interação que tiveram com os convidados, as perguntas que colocaram e o debate que promoveram”, disse Irina Lopes, uma das coordenadoras do projeto. Este começou em setembro, com a apresentação pública desta iniciativa, que contou com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e uma assistência de 450 alunos de Oeiras.

Projeto passou por todas as escolas secundárias de Oeiras

A seguir, o ‘Dia da Democracia’ passou pela Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha. O convidado foi Eduardo Marçal Grilo, que falou para mais de uma centena de alunos. A terceira escola foi a Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. Aqui, mais de 900 alunos estiveram a assistir, presencial e virtualmente, à conversa com José Miguel Júdice. Na Secundária Luis Freitas Branco, em Paço de Arcos, esteve o antigo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, que partilhou o seu conhecimento com mais de 300 alunos.

Por outro lado, 250 alunos da Escola José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, tiveram a oportunidade de ouvir o socialista Sérgio Sousa Pinto. Na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, o mesmo número de alunos assistiu à conversa com o jornalista Henrique Monteiro. A sétima sessão teve lugar na Escola Secundária Aquilino Ribeiro, em Porto Salvo. Desta forma, duas centenas de alunos acompanharam a conversa com a ex-eurodeputada do PS Ana Gomes.

Por sua vez, a Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, recebeu o antigo líder socialista António José Seguro, onde foi ouvido por cerca de 150 alunos. No entanto, e para além dos debates, o ‘Dia da Democracia’ incluiu também jogos, debates entre juventudes partidárias, bancas informativas e assembleias de alunos.


Quer comentar a notícia que leu?