A conferência European Maritime Day começa amanhã, dia 16 de maio, no Centro de Congressos na Junqueira, Lisboa, e pretende contribuir para a formulação das políticas públicas marítimas europeias.Organizado em parceria pelo Município de Lisboa, o Ministério do Mar e a Comissão Europeia, este encontro é uma oportunidade para a promoção de políticas públicas que impulsionem e dinamizem o ensino, a inovação tecnológica e económica das atividades marítimas na cidade e reforcem o ecossistema empreendedor que se quer sustentado numa economia circular.

O tema deste ano é o empreendedorismo azul, a investigação, a inovação e o investimento de suporte a tecnologias sustentáveis ​​e cadeias de valor emergentes na economia marítima em geral.

Este evento é o ponto de encontro anual da UE sobre assuntos marítimos e tem como alvo profissionais desta área, empreendedores e líderes de empresas, governos, instituições públicas, ONGs e universidades, contribuindo em conjunto para a definição da política pública marítima da União Europeia.

A sessão de abertura, a partir das 9h00 do dia 16 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa – Junqueira, conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, com a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e com o Comissário Europeu Karmenu VELLA, Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas.

Os 1.500 participantes inscritos, maioritariamente estrangeiros oriundos de 53 países, terão à sua disposição, para além das conferências, onde estão confirmados 150 oradores, uma App de matchmaking onde já estão registadas 140 reuniões a decorrer num espaço de B2B criado para o efeito, 8 sessões abertas, 28 workshops e 21 apresentações de pitches. Haverá ainda um espaço de exposições – o EMD EXPO, com 101 expositores organizados por grupos temáticos.

No Museu da Marinha ocorrerá ainda um momento de Networking, onde Lisboa passará o testemunho à cidade de Cork na Irlanda, que organizará o EMD 2020.

O EMD 2019 será ainda celebrado em toda a Europa, através de eventos e atividades do ‘EMD no meu país’, grandes e pequenos, que em 2019 se concentrarão, em particular, na mobilização de cidadãos e jovens em torno do tema do uso responsável e sustentável dos oceanos.

Os interessados encontrarão no  EMD uma excelente oportunidade para estabelecer novos contactos com parceiros estratégicos, obter visibilidade para os seus projetos, atividades e realizações, e conhecer novas perspetivas sobre a evolução do panorama político e financeiro da EU, contribuindo para a formulação das políticas públicas marítimas europeias.

Programa oficial

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.