ELÉCTRICO 15 VAI CHEGAR À CRUZ QUEBRADA

A Carris comprou 15 novos elétricos para reforçar a oferta da carreira 15 e expandi-la à Cruz Quebrada.

A Carris comprou 15 novos elétricos para reforçar a oferta da carreira 15 e expandi-la à Cruz Quebrada. Em estudo, está a implementação de “novas linhas”. Nos próximos nove meses, o número de elétricos articulados da cidade vai mais do que duplicar, passando dos atuais 10 para 25.

A mobilidade em Oeiras está a transformar-se e parte importante deste processo faz-se em articulação com outros parceiros. A Carris recebeu, no dia 28 de abril, o primeiro de 15 novos elétricos articulados, num investimento total de 43,4 milhões de euros. Esta expansão deverá prolongar-se até janeiro do próximo ano, o que irá implicar algumas transformações na mobilidade em Oeiras.

Os novos veículos compõem a primeira renovação de frota em 28 anos. Os equpamentos destinam-se a circular na frente ribeirinha de Lisboa, entre a Praça da Figueira e o terminal de Algés.

Nova solução de transporte

Estes investimentos da Carris, segundo a transportadora rodoviária, encontram-se associados aos planos de expansão da linha 15E de Algés até à Cruz Quebrada, retomando o percurso histórico desta carreira e oferecendo uma nova solução de transporte no nosso concelho.

O Município de Oeiras, em comunicado, refere que é prioritário aumentar a oferta de serviços da Carris na zona oriental do concelho, até ao Rio Jamor, tanto no serviço rodoviário como na rede de elétricos. Para já, já existem conversações a decorrer nesse sentido, juntamente com o Município de Lisboa.

Na mesma nota, a autarquia lembra que existe um compromisso da Câmara Municipal de Oeiras em encontrar as soluções de transportes mais adequadas. Por outro lado, quer também realizar todos os investimentos necessários para que exista uma melhor mobilidade no concelho, mais eficiente e sustentável.

Ligação a Loures e Amadora

Segundo a câmara de Oeiras, são vários os projetos que estão em curso, assentes numa estreita colaboração com a Carris. Exemplos são o LIOS – Linha Intermodal Sustentável, um projeto de metro ligeiro de superfície que irá ligar os concelhos de Oeiras, Lisboa e Loures. O projeto assenta na colaboração entre estes Municípios, a Carris e o Metropolitano de Lisboa.

Exemplo também deste espírito de colaboração, acrescenta, são as propostas para a introdução de corredores de BRT (Bus Rapid Transit) entre a Estação da CP de Algés e a Estação de Metro da Reboleira, no concelho da Amadora; bem como na A5, com vista a melhorar as ligações entre os vários concelhos da AML.


 

Quer comentar a notícia que leu?