EM CARNAXIDE E QUEIJAS AS TRANSFORMAÇÕES ACONTECEM

Nos próximos quatro anos vão ser múltiplas as transformações que vão acontecer em Carnaxide. Quem o diz é a vereadora Joana Baptista, da Câmara Municipal de Oeiras, e o presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira. Ambos prometem melhores tempos para a população de Carnaxide e Queijas, nomeadamente em termos de qualidade de vida e de conforto.

A vereadora Joana Baptista, responsável pelos pelouros das Obras Municipais, Ambiente e Qualidade de Vida e Proteção Civil Municipal, em entrevista a Olhares de Carnaxide e Queijas (cuja edição impressa já está disponível para download), promete várias mudanças na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, designadamente a construção da nova esquadra da PSP de Carnaxide e do Centro de Alzheimer, que vai acolher 60 doentes em regime de internamento. A vereadora pretende ainda dar uma nova vida ao Centro Cívico de Carnaxide, revelando que vão ser realizadas obras de requalificação para “melhorar a imagem e o conforto” deste espaço em Carnaxide.

Por seu turno, o presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, após salientar que as autoridades autárquicas vão manter as medidas de apoio alimentar às pessoas mais desfavorecidas financeiramente, afiança que as tradicionais festas religiosas, nomeadamente as da Nossa Senhora da Rocha, de São Miguel Arcanjo e de São Romão, vão voltar, sem restrições, nas datas em que normalmente se celebravam. O mesmo acontecendo com vários eventos, nomeadamente feiras temáticas.

Ainda em termos sociais, Nelson Ferreira Pires, o novo presidente da Fundação Marquês de Pombal que sucede ao presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, também quer «contribuir para o desenvolvimento do Concelho de Oeiras, nos domínios da ação social, nomeadamente no apoio a crianças, jovens, família e integração».

Inigo Pereira anuncia, entretanto, que vai continuar a apostar na reabilitação dos mercados municipais de Carnaxide e Queijas para potenciar a rentabilidade gerada por este património que, apesar de estarem a ser substituídos pelas grandes superfícies e relegados para segundo plano durante décadas, têm vindo nos últimos anos a ressurgir das cinzas.

No campo da saúde, Olhares de Carnaxide e Queijas revela que a residência da Conferência Masculina de Nossa Senhora das Graças, em Carnaxide, com 32 utentes, foi uma das raras instituições do país a não ter casos de Covid.

Nesta edição, o associativismo aparece através das ações, principalmente com os jovens, que estão a ser desenvolvidas pela Associação Assomada, da Outurela, onde também está sediada a Associação Cultural do Fado “O Patriarca do Fado” que, neste momento, está à procura de um espaço para fundar uma Casa Museu do Fado.


Nota: A partir de 14/04/2021 nas caixas de correio da freguesia.

Descarregue OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS - ABRIL e leia no seu computador ou equipamento móvel a edição impressa.

Quer comentar a notícia que leu?