EM CARNAXIDE E QUEIJAS O SABER NÃO OCUPA LUGAR

0

Confirmando que o «saber não ocupa lugar», a Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas vai regressar, a partir de amanhã, ao convívio dos seus utentes com aulas online.,

O aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros nestes tempos de Covid 19 são alguns dos slogans emblemáticos da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas que amanhã, 14 de abril, inicia o terceiro período lectivo com aulas à distância, devido à pandemia da Covid-19.

Este projeto da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas vai apenas retomar as suas atividades à distância, porque o «saber não ocupa lugar», porque todos os dias, seja presencialmente ou virtualmente, se adquire ensinamentos e experiências dos diálogos que se travam no espaço da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas.

O presidente da União de Freguesias, Inigo Pereira, desafiou a Comissão Executiva da universidade, no sentido de «inovar o método de ensino e de manter toda a comunidade da universidade unida e ativa, neste período tão difícil para todos». Segundo Inigo Pereira, «esta é também uma forma de combater o isolamento social».

O autarca revela que, «atualmente existem 20 professores disponíveis para lecionar aulas online, tendo já sido criada uma plataforma para esse efeito, bem como um horário específico para o 3º período». Cada professor criou uma «sala de aula» na plataforma Zoom, de acordo com um horário pré-estabelecido.

Os alunos inscritos na respetiva disciplina vão receber o link, o número de identificação dessa aula e a respetiva palavra-passe. Por outro lado, a Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas informa que é necessário que os alunos estejam registados na plataforma Zoom para poderem assistir às aulas.






Os alunos que pretendam assistir às aulas de disciplinas para as quais não estão inscritos, devem enviar um email a uscal.carnaxide@gmail.com para receberem os respetivos convites.

Cada aula irá ter uma duração máxima de 40 minutos. Entre as disciplinas a lecionar, neste novo modelo, destacam-se a Oficina da Saúde, Ciência e Tecnologia, informática ou também as línguas como o Inglês ou o Alemão.

Destinada a pessoas com mais de 50 anos de idade, a Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas entrou em funcionamento no início de 2013, na altura apenas em Carnaxide. Depois da abertura de um polo em Linda-a-Pastora, em 2017, seguiu-se a abertura do pólo de Queijas, em 2019. O objetivo é promover conhecimentos em áreas como línguas, história, ciências, artes, entre outras, promovendo ao mesmo tempo o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dos mais idosos.

Escreva aqui o seu comentário...