EM FEVEREIRO, HÁ FADO EM CARNAXIDE

Fevereiro é o mês do fado da Mouraria, Alfama e Bairro Alto «descer» a Carnaxide, Oeiras, para «mostrarem» as razões que levaram a UNESCO a declarar o fado Património Imaterial da Humanidade. São três os espetáculos que se vão realizar, o primeiro acontece amanhã.

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta “TUDO ISTO É FADO”, nos dias 11, 19 e 25 de fevereiro, às 21H30, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. São três espetáculos com base no Fado dos Bairros Populares onde se apresenta um conjunto de fadistas que atuam nas Casas de Fado de cada um desses Bairros – Mouraria, Alfama e Bairro Alto, num momento privilegiado de Cultura Portuguesa com este género musical que foi a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade.

“Alfama Bairro Velhinho” é o primeiro espetáculo, no dia 11 de fevereiro, que visa recriar o ambiente castiço do Fado Em Alfama. Aquele que embora com qualidade é cantado nas Coletividades pequenas e Tasquinhas do Bairro de Alfama. Artistas tão carismáticos como Bruno Igrejas, Luís Capão, Cátia Miranda e Sónia Santos fazem parte deste elenco onde constam vencedores da Grande Noite do Fado de Lisboa e agora Santa Maria Mayor. Desta forma recriaremos com os Intérpretes, os Músicos e uma encenação definida para o efeito, as emblemáticas noites de fado do Bairro de Alfama. A acompanhar vão estar os músicos Sandro Costa (Guitarra Portuguesa), Ivan Cardoso (Viola de Fado) e Max Ciuro (Viola Baixo).

Segue-se “Há Festa na Mouraria”, dia 19, que visa recriar o ambiente castiço do Fado na Mouraria. Aquele que embora com qualidade é cantado nas ruas e nas vielas do Bairro mais emblemático da História do Fado em Lisboa. Artistas tão carismáticos como Jaime Dias, Conceição Ribeiro, Nelson Lemos e Inês Pereira, fazem parte deste elenco, onde todos foram vencedores da Grande Noite do Fado de Lisboa e agora Santa Maria Mayor. Serão recreadas, com os Intérpretes e os Músicos, as emblemáticas Visitas Cantadas no Bairro da Mouraria através de uma encenação elaborada para o efeito. Os músicos são Sandro Costa (Guitarra Portuguesa), Ivan Cardoso (Viola de Fado) e Max Ciuro (Viola Baixo).

No dia 25 sobre ao palco “O Meu Bairro Alto” é um espetáculo que visa recriar o ambiente castiço duma das casas do Fado mais conhecidas – A Tasca do Chico, conhecida internacionalmente e bastante frequentada por ser uma das casas do Fado mais autênticas em Portugal. Adriano Luis Pina, João Carlos, Maura Ayres, Carolina Gomes, Valéria Carvalho e Filipa Biscaia fazem as honras da casa.

As emblemáticas noites de fado do Bairro Alto, numa encenação produzida para o efeito, irão ser recreadas com os Intérpretes e os Músicos. A música estará a cargo de Flávio Cardoso (Guitarra Portuguesa), Bruno Brás (Viola de Fado) e Carlos Inácio (Viola Baixo).





Informação adicional: CONDIÇÕES DE ACESSO

Abertura das portas: 30 minutos antes do início do Espetáculo.

Não é permitida a entrada após o seu início

Os lugares de MOBILIDADE REDUZIDA destinam-se exclusivamente a utilizadores em cadeira de rodas. A aquisição/reserva destes lugares é efetuada através do endereço eletrónico: paulo.afonso@oeiras.pt (sujeito a confirmação de disponibilidade) ou diretamente na bilheteira do Auditório nos dias de Concerto.

É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA NO INTERIOR DO ESPAÇO E CUMPRIR AS RESTANTES NORMAS DA DGS EM VIGOR PARA ESPETÁCULOS AO VIVO

INFORMAÇÕES:

Tel. 214 430 799 | 214 408 582 | 214 408 524

Endereço eletrónico: paulo.afonso@oeiras.pt

Site: www.oeiras.pt

BILHETEIRA

Preço dos bilhetes (a partir dos 6 anos): Plateia – 7,50 € | Balcão – 6,00 €

RESERVAS/INFORMAÇÕES: Ligue 1820 (24 horas)

 LOCAIS DE VENDA:

Auditório Municipal Ruy de Carvalho (Tel. 214 170 109): dia do espetáculo, a partir das 15H00;

Posto de Turismo de Oeiras (Palácio Marquês de Pombal) (Tel. 214 430 799): 2ª Feira a Domingo, das 10H00 às 18H00;

Biblioteca Municipal de Algés (Palácio Ribamar): 2ª a 6ª Feira, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 16H00; Encerra aos Feriados e dias 24 e 31 de dezembro;

Centro Cultural Palácio do Egipto (214 408 781): de 3ª Feira a Sábado, das 11H00 às 17H00. Encerra aos Feriados e dias 24 e 31 de dezembro;

Receção/Loja da Fábrica da Pólvora de Barcarena (210 977 420): de 3ª a Sábado, das 11H00 às 17H00; Encerra aos Feriados e dias 24 e 31 de dezembro;

Ticketline (Sede): 2ª a 6ª Feira, das 11H00 às 20H00;

www.ticketline.sapo.pt, A.B.E.P., Ag. Abreu, ASK ME Lisboa, C. C. Dolce Vita – Tejo, Cascais Visitor Center, Casino Lisboa, CCB – Centro Cultural de Belém, E.Leclerc Guimarães e Famalicão, El Corte Inglés, FNAC, Fórum Aveiro, Galerias Campo Pequeno, IT-Tabacarias-Almada, Amadora e Estoril, MMM Ticket, Mundicenter, Pav. Multiusos de Guimarães, Parque de Exposições de Braga, Shopping Cidade do Porto, SuperCor – Supermercados, Teatro Tivoli BBVA, Time Out Mercado da Ribeira; Parque de Exposições de Braga, Shopping Cidade do Porto, SuperCor – Supermercados, Teatro Tivoli BBVA, Time Out Mercado da Ribeira.

Quer comentar a notícia que leu?