ESCOLA BÁSICA VIEIRA DA SILVA COMEMORA 40 ANOS

A Escola Básica Vieira da Silva, integrada no Agrupamento de Escolas de Carnaxide, está a celebrar, durante esta semana, 40 anos de existência. Esta segunda-feira, dia 27 de novembro, este estabelecimento assinalou as quatro décadas de vida com uma pequena atuação dos alunos e, ao longo de toda a semana, haverá pequenos apontamentos culturais para assinalar a data.

As comemorações dos 40 anos da Escola Básica Vieira da Silva, em Carnaxide, começaram este domingo, com uma recepção aos ex-alunos e professores desta instituição de ensino. Nesta segunda, 27 de novembro, os jovens fizeram uma pequena atuação no páteo da escola. Ao longo da semana, estão ainda previstas mais iniciativas comemorativas. “Durante o resto do ano, haverá ainda outras ações, uma delas será uma Gala Comemorativa”.

Este evento deverá realizar-se “em janeiro ou fevereiro, no Auditório Ruy de Carvalho” e o seu objetivo é “trazer os alunos que se evidenciaram nas artes”, conforme contou ao Olhares de Carnaxide e Queijas o diretor do Agrupamento de Escolas de Carnaxide, António Seixas.Para o docente, é ainda “uma enorme satisfação ver os alunos empenhados” e espera que os jovens “continuem a ser felizes e a ter boas aprendizagens”.

António Seixas é diretor deste agrupamento há cerca de 40 anos e destaca ainda o apoio da comunidade escolar, da Câmara de Oeiras, e da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) no bom “funcionamento desta escola e por todo o apoio que dão”. “É um misto de alegria e muita emoção em ter estes alunos e pais sempre a colaborar com a escola”, acrescentou o diretor. Contudo, o docente lembra ainda que, “para além das aulas, há ainda várias atividades extracurriculares, inseridas num plano rico e que contribui” para o enriquecimento curricular dos jovens.

Dificuldades em arranjar professores

Estas atividades, acrescenta António Seixas, inserem-se em “áreas prioritárias” como a “Cultura, o Desporto, ou a Cidadania”. No seu entender, estas áreas “são importantes” para o sucesso escolar. Apesar de destacar “os bons resultados” obtidos no Agrupamento de Escolas de Carnaxide, o diretor lembra que, atualmente, existem ainda “algumas dificuldades” em arranjar professores para substituir, temporariamente, docentes que se encontram de baixa médica.

“É uma dificuldade que eu nunca senti nos últimos anos”, lamenta António Seixas. O docente sublinha que grande parte destes contratos são temporários, o que afasta os candidatos. A isto, junta-se o problema “da falta de habitação a preços acessíveis na zona de Lisboa”. No entanto, o diretor do agrupamento ressalva que estas dificuldades sentem-se mais ao nível do primeiro ciclo e do ensino secundário.

Educação é área prioritária da Câmara de Oeiras

Por sua vez, explicou ainda o vereador com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Pedro Patacho, também ao nosso jornal, este é um problema que a autarquia acompanha com especial atenção. O vereador reforça que a Educação é uma das áreas prioritárias para a CMO. “Uma das maiores fatias orçamentais da Câmara de Oeiras é precisamente para as funções sociais, onde se insere a Educação”, sustentou. Segundo o autarca, estão destinados, do orçamento municipal, “16 milhões de euros” para esta área. “Há muitas prioridades”, diz ainda o vereador.

Desta forma, algumas destas áreas prendem-se com “a requalificação e manutenção dos estabelecimentos de ensino, o apoio à formação dos professores e funcionários, bem como a projetos educativos, a ação social, que vai para além do que está legislado”, entre outras, reforçou o vereador. O objetivo da CMO, acrescentou ainda, “é criar condições para que os alunos sejam felizes e que os professores sintam que há condições para fazer bem o seu trabalho”. Pedro Patacho faz ainda “um balanço positivo” do trabalho do Agrupamento de Escolas de Carnaxide.


A seu ver, é “muito dinâmico, com muitos projetos e que está sempre presente nas iniciativas promovidas pela Câmara. É uma comunidade muito empenhada e que tem uma liderança de qualidade”. Aos alunos da Escola Básica Vieira da Silva, o autarca deixou ainda a mensagem para que eles “se sintam bem na escola, sejam amigos e tenham sonhos. Sonhem o mais alto possível, porque todos vocês são capazes de serem o que quiserem. Apenas têm de trabalhar muito e dar o máximo”.

“Excelente trabalho” da comunidade escolar

Por sua vez, também o presidente da UFCQ, Inigo Pereira, esteve presente nesta cerimónia comemorativa, onde destacou o “trabalho muito positivo” da Escola Vieira da Silva. “São 40 anos a marcar a vida de várias gerações”, disse o autarca ao Olhares de Carnaxide e Queijas. Ao mesmo tempo, lembra ainda que “o professor António Seixas têm feito um trabalho muito importante no desenvolvimento desta escola”. Inigo Pereira sublinhou ainda o “excelente trabalho” de toda a comunidade escolar. “A área da educação é uma área muito sensível. O bom ensino e os bons resultados que esta escola apresenta deve-se ao esforço do professores e de toda a equipa”, disse.

O presidente da UFCQ lembrou também que esta União de Freguesias assumiu algumas competências na área da Educação há cerca de dois anos. Desde então, explica, “temos vindo a realizar várias intervenções” nos estabelecimentos de ensino. “No próximo ano, iremos continuar com as intervenções”, reforçou o autarca. Por fim, Inigo Pereira lembrou ainda que, no último verão, as equipas da UFCQ realizaram vários trabalhos de manutenção nesta escola, bem como noutros estabelecimentos da freguesia.

Quer comentar a notícia que leu?