ESCOLA DE BOXE ANTÓNIO RAMALHO JUNTA OS ESTUDOS AO DESPORTO

Esta associação é um projeto de integração social para jovens, adultos e seniores, principalmente em vulnerabilidade social.

Formalizada como Associação e depois como Instituto Particular de Solidariedade (IPSS) em setembro de 2015, a Escola António Ramalho Boxing Spirit, na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, junta o desporto com os estudos.

“Somos mais que uma escola de boxe”. É assim que António Ramalho descreve a Escola de Boxe António Ramalho Boxing Spirit. O treinador, mais conhecido como mestre, explicou ao Olhares de Carnaxide e Queijas que, a partir de 2015, passaram a ser mais do que uma escola quando se tornaram numa IPSS.

Esta associação é um projeto de integração social para jovens, adultos e seniores, principalmente em vulnerabilidade social. Por outro lado, o objetivo é fazer com que os participantes adotem uma filosofia de vida ligada ao desporto e ao Boxe.

Em termos desportivos, existem os escalões etários femininos e masculinos para que todos tenham a oportunidade de praticar Boxe. Ao mesmo tempo, António Ramalho assegura que, apesar de existir a parte competitiva, não é obrigatório que os alunos se tornem competidores, “nem todos os que frequentam a escola sejam obrigados a fazer competição. Mas, quem quer, tem essa oportunidade”.

Além do boxe, existe ainda o centro de apoio ao estudo onde estão definidos seis pilares. Ou seja, o apoio social, a sustentabilidade, multimédia, os estudos, artes, o ensino de línguas, entre outros. No entanto, existe uma condição para quem deseja frequentar esta escola: “têm de treinar boxe”.

Apoio ao estudo

“Nós queremos introduzir na vida das crianças o desporto. Não é sermos autoritários, mas acreditamos que os estudos e o desporto são compatíveis e é esse o nosso objetivo”, acrescentou António Ramalho.

Ao mesmo tempo, aos olhos do treinador, este propósito tem sido cumprido. O mestre, como também é conhecido, contou que os alunos que frequentam o apoio ao estudo “têm passado de ano e tem sido um sucesso”.

Estes jovens têm entre os sete e os 14 anos. Ao mesmo tempo, usufruem dos apoios extraescolares, recebendo apoio nas disciplinas básicas como o português e a matemática, mas também têm a oportunidade de aprender línguas como o inglês, francês e espanhol.


“A nossa meta é fazer com que eles aprendam o que é dado na escola, mas de uma forma diferente para que não se sintam cansados ou sem vontade de estudar. Queremos que eles se sintam motivados para os estudos”, explicou António Ramalho.

Por outro lado, os mais velhos que frequentam o ensino secundário, também costumam procurar este apoio. Ou seja,  “se um jovem tiver problemas com matemática, marca-se uma hora e nós atribuímos um professor indicado para dar esse apoio”, adianta o treinador.

As crianças também desfrutam das atividades extracurriculares como dança, pintura, artes plásticas, workshops, entre outros. Neste sentido, elas são acompanhadas por professores e jovens voluntários.

Desporto para todos

Envolvida na 5ª edição dos Jogos de Oeiras, a escola de Boxe António Ramalho Boxing Spirit, sediada na Outurela, promoveu uma atividade de Boxe neste sábado, dia 25 de fevereiro. Por sua vez, a iniciativa contou com 50 participantes inscritos.

Esta atividade está inserida na vertente de experimentação dos Jogos de Oeiras. Neste sentido, não existe qualquer tipo de competição associada, servindo apenas para os participantes terem contacto com novas modalidades, tais como o Boxe, a Escalada, o Kayak, entre outros. No final, os participantes receberam um prémio de participação. Estas podiam ser uma medalha ou um kit de participante.

Aproximar pessoas

Em declarações ao Olhares de Carnaxide e Queijas, o vereador com o pelouro do Desporto e da Educação da Câmara de Oeiras, Pedro Patacho, acredita que estas atividades de experimentação são uma forma de aproximar as pessoas do desporto.

Segundo o autarca, o grande objetivo dos Jogos de Oeiras é fazer com que a população deste concelho seja a “fisicamente mais ativa em Portugal”. Neste sentido, “é preciso promover a atividade física para todas as idades”. Contudo, pretende-se ainda “incentivar a prática de desporto e as modalidades desportivas”, acrescenta o vereador.

Para Pedro Patacho, a melhor maneira para alcançar este objetivo é desenvolver projetos que envolvam toda a família. No entanto, pretende-se ainda que os mais jovens recebam uma atenção especial.

“Os Jogos de Oeiras estão especialmente vocacionados para crianças até aos 12 anos”, acrescentou o autarca. Por outro lado, “é preciso que estas iniciativas sejam suficientemente inclusivas para envolver toda a família em atividades de experimentação e que envolvam pessoas com incapacidade”, explicou.

Portanto, estas atividades de experimentação são uma maneira de divulgar as modalidades e de oferecer uma oportunidade gratuita a quem nunca experimentou um determinado desporto. Desta forma, pode fazê-lo “com um bom enquadramento técnico e com boas condições”.

Jogos de Oeiras Escolares

Por outro lado, a 5ª edição dos Jogos de Oeiras trazem uma novidade, os Jogos de Oeiras Escolares. Ou seja, aproximar a iniciativa levar das escolas. “Na verdade, é formalizar uma coisa que as escolas já têm há muitos anos e que fazem muito bem”, começou por explicar Pedro Patacho.

Recorde-se que, “no final do ano ou no final dos períodos escolares”, costuma haver um campeonato interturmas nas escolas do concelho. Por sua vez, este é organizado pelos professores de Educação Física.

Desta forma, a autarquia pretende “aproveitar esse capital de experiência e adicionar melhores condições, recursos, meios e mais apoios”, refere Pedro Patacho. Ou seja, o objetivo é organizar, dentro dos agrupamentos de escolas, vários campeonatos interturmas ao longo do ano letivo.

Posteriormente, numa fase final, a Câmara de Oeiras irá organizar um campeonato interescolas. Neste sentido, o projeto foi apresentado em fevereiro a todos os diretores dos agrupamentos de escolas. Para já, “está a decorrer uma ronda de visitas às escolas e de reuniões com os responsáveis dos grupos de professores de Educação Física”, ressalvou o vereador.

Por sua vez, Pedro Patacho espera que até ao final do ano letivo, esta iniciativa já esteja implementada nas escolas, de forma a que seja possível organizar aquilo que vão ser os Jogos de Oeiras Escolares.

Quer comentar a notícia que leu?